Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Organizar para garantir direitos – por Paulo Ferrari
quarta-feira, 19 de julho de 2017
Artigos
No último sábado, 15, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios de São Paulo (Sindifícios) se propôs a reunir a categoria e levar ao seu conhecimento, na forma de Seminário, mais dinâmico e direto, com palestrantes capacitados a formar e informar o trabalhador, assuntos referentes à situação atual que vivemos. Ao todo, quase 150 trabalhadores participaram do evento.
Diferentemente dos cursos de qualificação, no Seminário tivemos a liberdade de falar com a categoria sobre a situação política do País, a essência do movimento sindical com os sindicatos e as centrais sindicais, nossa participação nas ruas, nos protestos em Brasília e a importância do trabalhador em edifícios e condomínios perante os desafios.
Apenas o movimento sindical organizado está tentando garantir os direitos dos trabalhadores; não há outro grupo que esteja em Brasília ou nas ruas pedindo a manutenção do que é nosso. Hoje, o Sindicato briga pelo bem dos trabalhadores em geral, pela sociedade, por vida digna e justa, pelo futuro, pelos aposentados e pelas crianças, por educação, saúde, transporte e muito mais.
Seu fortalecimento veio com a atuação decisiva das centrais como a maior unidade que representa os trabalhadores. Filiado à Força Sindical, o Sindifícios começou efetivamente a participar das principais decisões do País, sendo a Força uma central atuante, com papel expressivo na luta pela democracia e na busca do avanço social.
Representar uma categoria é atuar sem limites, sem fugir dos seus princípios, seja em São Paulo ou Brasília. O contato com pessoas de ideais distintos é fundamental para o amadurecimento de nossas ideias.
O Seminário serviu para mostrar aos trabalhadores em edifícios e condomínios a importância que eles têm na sociedade. A 3ª maior categoria do País, com quase 300 mil pessoas só em nossa cidade, é influente e tem poder de decisão. Para isto, o Sindifícios atua incansavelmente há quase 60 anos, organizando e representando este grupo que faz parte da história de desenvolvimento desta metrópole.
Paulo Ferrari, vice-presidente da Força Sindical e presidente do Sindifícios