Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Saneamento da Força Minas mobiliza lideranças
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Artigos
BELO HORIZONTE/MG – O que o Brasil vem praticando em termos econômicos, desde 1994, quando implantou o plano real, a Força Sindical de Minas Gerais (Força Minas) começa a desenvolver no sindicalismo mineiro. À semelhança da instabilidade vivida pelo país nos primeiros anos da década de 90, foi preciso apontar para o saneamento da entidade, a partir do ajustamento financeiro e fiscal, não enfrentado por outras diretorias.
A situação, de conhecimento geral, era de inadimplência, com dívidas beirando a oitocentos mil reais. Gastos superlativos e falta de planejamento provocaram a devolução de cheques e a condição de entidade negativada. A ausência completa de fundos obrigou Vandeir Messias – que assumiu a presidência da Força Minas, em 04/06 – a buscar recursos para pagar os salários dos funcionários da Central, pois não houve previsão orçamentária.
Após levantamento da realidade, as primeiras medidas foram direcionadas para a organização administrativa da entidade. Entre as ações, destaque a emissão das multas para liberar certidões nas receitas estadual e federal; unificação do CNPJ com o nacional; regularização da declaração do Imposto de Renda; reativação das contas bancárias; contratação de escritório de advocacia, para agir em causas amplas e assistir aos associados à Central e de jornalista para produzir informativos em mídia impressa e virtual, que focalizem as ações dos sindicatos integrantes da Força Minas. Também foram regularizadas as pendências com as entidades sindicais perante MTE e feita a atualização do quadro de filiados, hoje são 146 entidades ativas e legítimas nos quadros da força minas, as demais com processos em andamento.
O processo tem sido acompanhado pela Comissão de Contas, composta pelo diretor financeiro, Carlos Malaquias; secretário-geral, Osanan Santos, Luiz Gonzaga de Oliveira e Fausto José Conceição que atuam na solução de pendências e protestos.
Vandeir Messias é presidente interino da Força Sindical/MG e do Sindicato dos Químicos de Belo Horizonte e Região