Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Valeu desconfiar
quarta-feira, 22 de junho de 2016
Artigos
Agora, que sabemos por que o Brasil não consegue crescer e não livra o povo de tanto sofrimento, estamos certos de que é preciso manter firme a crença na consciência popular.
Presidentes, ex-presidentes, dentre outros mandatários, seguem sendo flagrados em atos ilícitos, junto a grandes empresários, na manipulação de verbas públicas, todas arrecadadas do trabalho e do consumo da população.
As denúncias e prisões resultantes das ações do Ministério Público, da Justiça e da Polícia Federal, através da Operação Lava Jato, explicam o porquê dos postos de saúde não atender o povo como deveriam e a razão da ineficácia dos serviços públicos, como transporte e segurança.
Também compreendemos o baixo nível do ensino, no qual os alunos não aprendem os conteúdos, mas apenas decoram o suficiente para realizar as provas aplicadas por professores mal pagos e assoberbados de trabalho.
O pior é saber que o grande volume de dinheiro desviado é só um lado do problema. O outro está na prática comum de governantes de todas as esferas, que veem o poder público fonte de renda inesgotável, a serviço de interesses privados. No círculo vicioso sem fim, há dinheiro para todos e as cifras são impressionantes.
Mas, antes de ser tomado pelo pessimismo, valorize a desconfiança e o senso crítico, pois, graças a eles, a investigação está sendo capaz de chegar aos culpados, sejam eles quem forem.
Continue assim. Desconfie da fala fácil, das promessas baratas e da soberba de quem bate no peito por só ter feito a obrigação, já que o dinheiro é público e vem do trabalho diário de quem anda de ônibus, sofre para pagar as contas e sempre leva susto com pacotes impopulares.
Vandeir Messias, presidente da Força Sindical Minas Gerais