Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Filmes
Terra Earth
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Filmes
Olhar para além de seu universo social permite ao homem ter uma melhor dimensão de si mesmo. Refiro-me a uma dimensão existencial e profunda da vida.
Como trabalhadores, nos acostumamos a ter uma visão limitada do mundo. Levamos o dia a dia pelas coisas práticas e imediatas, como se não houvesse mais nada além disso.
É normal que seja assim. Se ficássemos todo o tempo pensando em termos existenciais, como teríamos cabeça para pagar contas, cumprir horários de trabalho e planejar a realizações dos nossos sonhos?
Como seres humanos, entretanto, temos a preciosa capacidade de saber, no fundo, que além do nosso imediatismo há um vasto universo natural distante, estranho e misterioso, que acontece todos os dias, a revelia da lógica e da atividade humana.
Não quero entrar abordar aqui a intervenção humana no meio ambiente.
Não quero entrar em um argumento político e econômico. Estes também têm sua importância. Mas o que quero propor agora é um olhar amplo sobre o planeta e um sentimento de que também estamos girando sobre ele.
O documentário Terra nos inspira a este tipo de reflexão. O filme mostra migrações de três famílias de animais, elefantes, ursos polares e baleias, ao longo de um ano, conduzidos pelo efeito das mudanças de estação.
As histórias em Terra demonstram com vivacidade a natureza épica e selvagem das jornadas migratórias de muitos animais. Contando com sofisticados recursos tecnológicos, o filme mostra momentos raros, como o momento em que os ursos polares saem de sua toca e escorregam na neve depois de hibernarem no inverno.
Bilhões de animais migram – de pequenos insetos a grandes mamíferos. A jornada da migração pode ser de apenas poucas centenas de metros ou milhares de quilômetros na terra, no céu ou no mar. Apesar dos riscos, as migrações continuam anualmente, pois só assim alguns animais garantem a sobrevivência da espécie.
Ao terminar de assistir a este filme, tem-se a impressão de que os problemas do dia a dia ficam menores. Terra incita sentimentos e reflexões universais.