Curso de capacitação de frentistas
O curso, virtual e com duração de duas horas, está dividido em seis módulos. Os frentistas poderão utilizar o material didático como forma de treinamento.
As aulas estarão disponíveis a partir de maio. Elas estarão disponíveis nas plataformas digitais do SINPOSPETRO-RJ e do SINDCOMB (Sindicato Patronal).
O presidente do SINPOSPETRO-RJ e da Federação Nacional dos Frentistas, Eusébio Pinto Neto, afirmou que o curso trará benefícios para os trabalhadores de postos de combustíveis, que desempenham um papel relevante na sociedade.
De acordo com ele, o projeto é resultado do compromisso da ANP com o setor de combustíveis para diminuir as fraudes e os riscos nos postos.
O diretor da ANP, Fernando Moura, destacou a importância da parceria da agência com os sindicatos laboral e patronal.
“Este é um projeto que trará mais segurança para o setor de combustíveis e a participação das entidades é fundamental”.
Ele ressaltou que o trabalhador do posto de combustíveis está no final da linha de produção e, consequentemente, corre mais riscos ao manusear produtos adulterados.
Moura acrescentou que, ao fazer o curso, o frentista terá conhecimento das diretrizes estabelecidas pela ANP para garantir o abastecimento seguro.
“O trabalho em conjunto trará mais segurança tanto para o trabalhador quanto para o consumidor final”.
O Superintendente de Fiscalização da ANP, Francisco Nelson Castro Neves, informou que o curso terá uma certificação digital da agência, visando assegurar o treinamento do funcionário.
Ele disse que a fiscalização para combater as irregularidades relacionadas à qualidade dos combustíveis é intensa e envolve toda a cadeia produtiva do setor.
Os diretores do SINPOSPETRO-RJ, Aparecida Evaristo, Reinaldo Pinheiro e Vinicius Mendonça estiveram presentes no lançamento do curso.
Também estavam, o presidente do SINDCOMB, Manoel Fonseca e os diretores Antônio Barbosa e Alecionildo Pereira Sodré.
O chefe do Núcleo Regional de Fiscalização da ANP no RJ, Ary Bello e o especialista em regulação da Agência, Marcelo Silva, que desenvolveram o projeto, participaram do evento.
Curso
O teste é composto por três substâncias que são misturadas ao combustível, que, caso esteja adulterado com metanol, apresentará uma cor azul.
O curso tem dois módulos específicos para o abastecimento com Gás Natural Veicular (GNV).
Leia também: Sindest propõe reclassificação dos operadores sociais, em Santos