Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Araguari (MG): Trabalhadores da construção mostram convênio para prefeitura
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Força
O prefeito municipal de Araguari, engenheiro civil Marcos Coelho de Carvalho, recebeu, em seu gabinete, juntamente com a secretária municipal de Trabalho e Ação Social, Virgínia Alcântara, dirigentes do Sinticom-TAP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Uberlândia, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba), para conhecer detalhes do convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego, visando à construção do Centro de Formação e Qualificação Profissional do Trabalhador, na cidade.
Na oportunidade, o presidente do Sinticom-TAP, Reinaldo Rosa de Souza (Reinaldão) apresentou detalhes da obra e do convênio firmado com o Ministério do Trabalho e Emprego, a fim da obtenção de recursos financeiros, oriundos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), graças a uma emenda ao Orçamento da União, de autoria do deputado federal Ademir Camilo (PSD-MG), na ordem de R$1,9 milhão para construção do prédio.
Pelo convênio a Prefeitura Municipal de Araguari será a repassadora dos recursos, que serão transferidos, em conta própria, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
No entender do prefeito Marcos Coelho de Carvalho não há dificuldades maiores, quanto a isso, “desde que haja o devido respaldo legal”. Entende ele que “tal empreendimento no município beneficiará não só trabalhadores da construção civil e do mobiliário, de Araguari e entorno, mas também toda categoria de trabalhadores”, uma vez que o Centro não se restringe a atender apenas aos trabalhadores das categorias representadas pelo Sinticom-TAP.
OBRAS
Pelo convênio entre o Sinticom-TAP e o Ministério, as obras de construção devem durar cerca de oito meses, sendo que seu início está previsto para a segunda quinzena de janeiro, dependendo da liberação dos recursos.
Um passo importante para isso foi à expedição do Alvará de Construção, número 77.982, referente ao processo 1.795.09, ocorrida em 10 de dezembro de 2010.
A edificação, composta de dois pavimentos, num total de 804,72 m2 (metros quadrados), com cada um dos pisos medindo 394,34 m2, além de uma guarita de 16,10m2, e estacionamento, na rua Ponte Terra, 460, esquina com a avenida Belo Horizonte, no bairro Santiago, em Araguari.
No primeiro piso haverá um conjunto de sete salas de aulas, para teoria e pratica instalações sanitárias, recepção. No segundo piso além dos setores administrativos será implantado um auditório para 200 pessoas.