Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Barretos (SP):1ª Conferência Internacional do setor de carnes e frios ? JBS/Friboi
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Força
O evento, organizado pela Secretaria Internacional da Força Sindical, pelo Sindeeia e pelo STIA Barretos teve a participação de diversas lideranças sindicais internacionais, da Força Sindical, de representantes da empresa e foi prestigiada por autoridades locais, como o prefeito e o presidente da câmara municipal.
Durante os dois dias, os participantes debateram profundamente as questões relacionadas com o setor, particularmente as relações do trabalho nas diversas unidades espalhadas pelo planeta e os reflexos da recente fusão da JBS-Friboi com a Bertin, que resultou na maior empresa de proteínas do mundo.
Para o presidente do Sindeeia, o companheiro Carlos Vicente de Oliveira, o Carlão, o encontro tem um caráter histórico e inovador para o sindicalismo nacional. "Este encontro reflete a nossa preocupação com a concentração do poder econômico e com a qualidade dos empregos do grupo JBS. Nós queremos garantir que o trabalhador não fique à margem do crescimento da empresa e que as condições de trabalho sejam as melhores possíveis. O evento foi imensamente produtivo pois, além de criar laços de cooperação entre os dirigentes sindicais envolvidos, ainda mostramos à direção da empresa que o movimento sindical internacional está atento, unido e bem preparado para discutir todo e qualquer assunto pertinente aos trabalhadores do grupo em qualquer parte do mundo. Por isso, considero esse momento uma marca para o sindicalismo mundial". O presidente do STIA Barretos, o companheiro Paçoca, acredita que o sucesso do encontro foi devido à organização e objetividade das pautas. "A organização do evento primorosa. Conseguimos aliar uma pauta profunda e objetiva ao curto tempo disponível, principalmente dos participantes estrangeiros. Um grande sucesso". Para o secretário de relações internacionais da Força Sindical, o companheiro Neco, o encontro teve o mérito de colocar Brasil à frente das discussões da Friboi. "O evento aconteceu num momento muito bom. O sindicalismo brasileiro deu um importante passo ao mostrar a sua capacidade de organização e de articulação ao realizar esse evento muito antes que os reflexos da fusão pudessem atingir os trabalhadores. E sabemos que esses reflexos normalmente são demissões e precarização das relações de trabalho. É assim, com iniciativas ousadas como essas que conquistaremos muito mais espaço no movimento sindical mundial. Meus parabéns a todos os envolvidos com essa iniciativa", afirmou o dirigente.
Os presentes decidiram também criar um conselho internacional de trabalhadores para acompanhar permanentemente o desenvolvimento das empresas e as questões das relações do trabalho em todo o grupo. Carlão foi eleito coordenador dessa comissão e já tem vários planos para o futuro. "No evento apresentamos à empresa relatórios que marcam as diferenças salariais e de condições de trabalho entre as empresas do grupo. Agora, vamos fazer um cronograma de ações para discutir essas diferenças e exigir soluções para o caso. Queremos que os trabalhadores da empresa tenham condições iguais em qualquer unidade, em qualquer parte do mundo", afirmou.
Participaram do evento:
Gary Best, Irvin Francis Conely Jr. e John Christopher Sanders –
Louisville, Kentucky
Roger Dean Kail – Marshalltown, Iowa
Daniel O’Connor Hoppes e Michael Dean Marty – Fremont, Nebraska
Michael Anthony Potter e John Darin Rehnelt – Worthington, Minnesota
Juan Rodriguez e Filipe Mendez – Dallas, Texas
Roberta West – Las Vegas, Nevada
Alan Spaulding – Washington D.C.
Kurt Brandt – Washington D.C.
Mark Lauritsen – Washington D.C.
Representantes da UITA, do Sindeeia e do STIA Barretos.