Imagem do dia
[caption id="attachment_71821" align="aligncenter" width="1024"] Lançamento do livro 08 de janeiro com apoio das Centrais Sindicais[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
CNTC forma sindicalistas para fortalecer defesa no Congresso
terça-feira, 30 de setembro de 2025
Força
CNTC promove capacitação de lideranças sindicais para enfrentar correlação desigual no Congresso e defender projetos de interesse dos trabalhadores, incluindo regulamentação e valorização dos frentistas
CNTC forma sindicalistas para fortalecer defesa no Congresso
No Congresso Nacional, a correlação de forças mostra-se desigual. Apenas 41 deputados representam trabalhadores, enquanto empresários, ruralistas e financistas controlam a maioria absoluta das cadeiras legislativas.
Mais de 60% dos parlamentares eleitos em 2022 são homens brancos ligados ao mercado financeiro, à elite agrária ou ao empresariado. Essa composição não expressa os anseios populares.
Diante dessa realidade, torna-se essencial estruturar estratégias eficazes para defender projetos que atendam aos interesses da classe trabalhadora frente ao predomínio conservador no Congresso Nacional.
Atualmente, tramitam mais de 55 mil proposições legislativas. A maior parte delas ameaça direitos e prejudica a sociedade, evidenciando a urgência de ampliar a capacidade de mobilização sindical.
Com esse objetivo, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) realizou um workshop, na última sexta-feira (26), na sede do Sinpospetro-RJ, reunindo dirigentes sindicais de base.
A capacitação buscou ensinar lideranças sindicais a compreender as regras do jogo político e a influenciar votações, suspensões e rejeições de projetos em análise.
O processo de tramitação e aprovação legislativa depende de fatores decisivos como articulação, monitoramento e mobilização social organizada, reforçando a importância da participação ativa dos trabalhadores.
O curso foi ministrado pelos cientistas políticos André Santos e Nivaldo Júnior, que apresentaram ferramentas práticas para fortalecer a atuação sindical no ambiente legislativo.
Projetos dos frentistas
Na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), dois projetos importantes para trabalhadores de postos e lojas de conveniência tramitam com expectativa de avanço significativo.
O Projeto de Lei 3299/2021 regulamenta a profissão de frentista e está parado na CCJ desde dezembro de 2023, aguardando inclusão na pauta de votação.
Essa regulamentação dará identidade jurídica e pública à profissão, estabelecendo requisitos claros para o exercício da atividade e fortalecendo a luta histórica da categoria.
Outro destaque é o Projeto de Lei 2311/2025, que institui o Dia Nacional do Frentista em 4 de março, com grande probabilidade de votação ainda neste ano.
Leia também: “Lá as pessoas são felizes”, diz Eusébio Luis sobre a China