Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Começam comemorações dos 40 anos da greve de Osasco
quarta-feira, 14 de maio de 2008
Força
O evento aconteceu na av. Hilário Pereira de Souza, a Super Avenida.
A greve foi a primeira afronta à ditadura que governava o Brasil desde 1964. O movimento foi capitaneado pelos metalúrgicos, em conjunto com estudantes e organizações políticas existentes na época. O movimento começou na Cobrasma, em 16 de julho de 1968, e no dia seguinte, se espalhou para outras fábricas, como: Brown Boveri, Braseixos, Lonaflex, entre outras. O objetivo declarado era cobrar reajuste salarial e respeito a direitos, mas, na prática, os grevistas queriam contestar a ditadura.
A greve ficou conhecida no país. “O nome de Osasco é lembrado como terra de trabalhador de luta, de sindicalistas de luta, que não têm medo de cara feia”, afirmou o prefeito Emidio de Souza. “A greve teve um importante papel histórico, com trabalhadores se atrevendo a ir contra o arrocho salarial e o autoritarismo da ditadura”, completou o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno.
A festa teve apresentações de KLB, Wanessa Camargo e Natália Country Star, entre outros artistas famosos.
A festa foi organizada também pelos seguintes sindicatos: Bancários, Vigilantes, Comerciários, Concessionários de Veículos, Sintrasp, Frentistas, Condutores, Gráficos e Cissor (Conselho Intersindical), que homenagearam o prefeito Emidio com a entrega de um cartão de prata.