Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Cubatão (SP): Cubatão 2 mil operários encerram greve
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Força
Após dois dias de greve, iniciada na tarde de terça-feira de carnaval (16), os 2 mil operários da empreiteira Techint, que presta serviços de engenharia e construção nas obras para gasolina da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão, voltaram ao trabalho às 13 horas desta quinta (18).
Eles conquistaram antiga reivindicação dos trabalhadores do parque industrial, que é o vale-refeição. O valor de R$ 231 por mês, junto com o pagamento dos dias parados, inclusive com adicional de 100% do ponto facultativo de carnaval, são dois pontos do acordo.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil da Baixada, Geraldino Cruz Nascimento, o resultado da paralisação "foi positivo também por outros fatores, principalmente pelo ineditismo do vale-refeição, que agora é reivindicação natural de outros 25 mil homens".
O acordo, assinado hoje (18) na subsede do sindicato, estabelece que o vale refeição seja pago durante três meses e que sua continuidade dependerá do resultado da campanha salarial da categoria, com data-base em maio.
A primeira assembléia da campanha, para os trabalhadores das empreiteiras ligadas à RPBC e às demais indústrias da cidade, com exceção da Usiminas, cuja data-base é em agosto, será na quarta-feira (24), às 18 horas, na subsede da Avenida Joaquim Miguel Couto, 337, Centro.
O acordo com a Techint prevê ainda que a empreiteira passe a lavar os uniformes a partir de 15 de março. E que ela peça à Petrobras que providencie reforma e limpeza dos banheiros que, segundo os trabalhadores, são sujos e não têm água.
O documento estabelece ainda que, em 13 de abril, representantes do sindicato e da empresa se reúnam para negociar equiparação salarial, ajuda de custo, vale refeição, horários de turnos, adicional noturno, transporte à noite e acordo coletivo.