Na cidade do Rio de Janeiro, além dos feriados da Proclamação da República (15 de novembro) e do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro), os cariocas contarão com mais dois feriados. O prefeito Eduardo Paes decretou feriados nos dias 18 e 19 de novembro para reduzir a circulação durante o período em que a cidade sediará a Cúpula de Chefes de Estado do G20.
A medida busca facilitar o deslocamento dos líderes mundiais e suas comitivas, além de ajudar no planejamento das diversas reuniões paralelas que ocorrerão durante o evento.
Sede
A sede do sindicato, localizada em Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro, fechará na quinta-feira (14), às 17 horas, e reabrirá na próxima semana, dia 21 de novembro, às 8 horas. O fechamento se faz necessário porque a sede da entidade fica próxima ao Maracanã, uma das áreas restritas à circulação pela prefeitura.
Subsede de Volta Redonda
A subsede de Volta Redonda não abrirá nos dias 15 e 20 de novembro. Na segunda (18) e na terça (19), o expediente é normal, pois só haverá feriado prolongado no município do Rio de Janeiro.
Serviços essenciais
Através do decreto 55.200, a prefeitura estabeleceu que não haverá feriado para os trabalhadores que exercem atividades essenciais que não podem ser interrompidas.
Sendo assim, os funcionários de postos de combustíveis que trabalham nos dias 18 (segunda-feira) e 19 (terça-feira) não terão direito ao feriado.
Feriados trabalhados
Em novembro, há três feriados nacionais: o Dia dos Finados (2 de novembro), o Dia da Proclamação da República (15 de novembro) e o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro).
Os empregados com folga nos 2, 15 e 20, caso sejam escalados para trabalharem, além de receberem o feriado com adicional de 100%, terão direito à folga obrigatória da semana.
Os dias trabalhados em feriados têm que ser pagos no salário do mês.
Dúvidas
Os funcionários que tiverem dúvidas em relação ao pagamento de feriado devem entrar em contato com o departamento jurídico do sindicato pelo WhatsApp (21) 97020-9100 ou pelo telefone (21) 2233-9926.
Leia também: