
Valdizar, presidente do Sintesp, ressaltou que Os técnicos precisam participar mais das lutas que impactam a classe trabalhadora
O Dia do técnico de segurança do trabalho reuniu profissionais da Segurança do Trabalho no Palácio do Trabalhador, nesta quinta-feira (26), em evento organizado pelo Sintesp – Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo.
O objetivo do encontro, além de celebrar a data, foi fortalecer a atualização técnica e, ao mesmo tempo, promover integração entre entidades, autoridades e participantes.
O encontro contou com representantes do Ministério do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, da Força Sindical e de entidades patronais, reforçando, dessa forma, o caráter nacional do evento.
Compuseram a mesa de abertura:
- o presidente do Sintesp, Valdizar Albuquerque da Silva;
- o Diretor Executivo da ANIMASEG (Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho), Raul Casanova Junior; e
- pela Força Sindical; o secretário de Relações Sindicais, Geraldino dos Santos Silva, o secretário Nacional de Saúde e Segurança da Força Sindical, Luís Carlos de Oliveira – Luisinho.
Logo na abertura, Valdizar destaca que os técnicos de segurança do trabalho são uma ferramenta de gestão pública de saúde, essencial para proteger a vida e a integridade dos trabalhadores.
“A categoria não é valorizada como deveria porque ainda não reconhece plenamente seu próprio valor. O discurso externo de desvalorização — frases como “vocês não podem isso ou aquilo” — acaba reforçando a baixa remuneração e o pouco reconhecimento”, afirmou o sindicalista.
Valorização dos técnicos
Ele reforçou ainda que a valorização começa quando o técnico se aproxima da essência da profissão: atuar com ética, responsabilidade e foco no bem maior, que é a vida.
“Os técnicos precisam participar mais das lutas que impactam a classe trabalhadora, como a defesa da isenção do imposto de renda, percebendo que essas pautas também fazem parte da valorização profissional.”
Em sua fala, Luisinho destacou que todo conhecimento que ele tem sobre saúde e segurança foi adquirido ao longo de anos com os técnicos, e que a parceria sempre foi marcada por compromisso.
“Realizamos mais de 12 anos de encontros, chegando a reunir mais de duas mil pessoas”, lembra o dirigente sindical.
Ele alertou que a sociedade muitas vezes não reconhece o trabalho do sindicato, mas nossas ações em saúde e segurança geram resultados reais para os trabalhadores e aproximam o sindicato da comunidade.
Luisinho é representante dos trabalhadores na CTPP (Comissão Tripartite Paritária Permanente), que nada mais é que um fórum do governo federal que debate e propõe melhorias nas normas de segurança e saúde no trabalho no Brasil.
“Além de representar os trabalhadores nessa comissão também garantimos a presença do Valdizar, assegurando que as normas regulamentadoras respeitem e valorizem os técnicos de segurança”, afirmou.
Lutar para avançar
Já Geraldino, ressaltou que os empresários nem sempre se preocupam com políticas internas que garantam segurança ao trabalhador.
“No passado, as fábricas eram verdadeiras máquinas de acidentes, sem tecnologia e extremamente perigosas”, lembra.
Ele lembra que o movimento sindical fez grande esforço para melhorar esse cenário, mas com o tempo, essa pauta deixou de avançar.
“Hoje, o trabalho do Luizinho na área de Saúde e Segurança é fundamental. Ele atua com seriedade, muitas vezes sem recursos, mas sempre com vontade política e compromisso.”
“A situação é séria: baixos salários, jornadas longas de 44 horas e a escala 6×1 impactam profundamente a saúde física e mental. Por isso, lutamos para reduzir a jornada e acabar com o 6×1, garantindo mais tempo para descanso, formação e qualidade de vida.”
Rau Casanova Júnior agradeceu o convite e parabenizou o Valdezar e o Sintesp pela data e pelo compromisso com a segurança do trabalho.
“Parabenizo todos os profissionais de segurança pelo dia especial. O evento cresce a cada edição, fortalecendo o setor e aproximando empresas e trabalhadores”, enfatizou.
Evolução histórica
Rau relembrou que na década de 70, quase 20% dos trabalhadores se acidentavam por ano. Com o trabalho dos técnicos de segurança, esse índice caiu para cerca de 1,5%, embora os registros oficiais cubram apenas 40% da força de trabalho.
Ele afirmou ainda que o país notifica cerca de 700 mil acidentes anuais, mas estima que ocorram, na realidade, entre 3 e 5 milhões.
Esse número elevado, alerta o dirigente da ANIMASEG, é devido, principalmente, a falta de orientação para trabalhadores fora do regime celetista.
“Precisamos ampliar o alcance dos técnicos, engenheiros e médicos do trabalho para toda a população trabalhadora, garantindo prevenção real e efetiva” destacou.
Novo manual do PLH Técnico de Segurança
Os participantes visitaram a exposição de marcas e tecnologias em Saúde e Segurança do Trabalho (SST), ampliando conhecimento sobre soluções inovadoras.
Além disso, a exposição proporcionou o fortalecimento de redes de contato essenciais ao exercício profissional.
O evento lançou o Manual do PLH Técnico de Segurança, consolidando diretrizes atualizadas e oferecendo ferramenta prática essencial para aprimorar a atuação dos profissionais.
As palestras técnicas abordaram inteligência artificial, riscos psicossociais e atualizações das NRs, garantindo conteúdos relevantes e, sobretudo, alinhados aos desafios contemporâneos da segurança laboral.
Sorteio de Prêmios
O evento sorteou prêmios diversos e, principalmente, destacou o 1º prêmio especial, equivalente a um décimo quarto salário de cinco mil reais, oferecido pelo SINTESP.
Puderam participar dos sorteios profissionais com contribuição confederativa ativa, associados em dia ou aqueles que regularizaram suas anuidades até o próprio dia da atividade.
Além disso, o evento reconheceu escolas e coordenadores que mais mobilizaram alunos, premiando-os com o certificado Excelência em Qualificação Profissional TST, incentivando compromisso educacional contínuo.
Leia também: Miguel Torres dialoga com ministro do STF sobre pautas trabalhistas






















