![Eleição sindical fortalece luta dos frentistas do Rio de Janeiro Eleição sindical fortalece luta dos frentistas do Rio de Janeiro](https://fsindical.org.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-13-at-09.02.47-1024x842.jpeg)
Hoje é o segundo dia de eleição para a diretoria do SINPOSPETRO-RJ, que conduzirá o sindicato pelos próximos cinco anos. Apesar da chapa única, é crucial que os funcionários de postos de combustíveis e de lojas de conveniência votem para reforçar e demonstrar a relevância do sindicato para a categoria.
Aperfeiçoar as estratégias de atuação, avançar no trabalho sindical e aproximar cada vez mais os dirigentes das bases, esse é o objetivo da chapa “Pela Continuidade da Luta por Conquistas e Preservação de Direitos” liderada por Eusébio Neto, fundador e atual presidente do sindicato.
A chapa é composta por frentistas, atendentes de loja de conveniência, gerentes, subgerente e lubrificadores.
Eleição
Doze equipes formadas por dirigentes dos Sindicatos dos Frentistas de vários estados visitam os postos e recolhem os votos dos associados nas cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e do Sul do Estado.
O primeiro dia da eleição foi marcado por transtornos no trânsito no Rio de Janeiro. Três equipes enfrentaram um grande congestionamento devido ao fechamento da Avenida Brasil e da Linha Vermelha.
As principais vias expressas da cidade ficaram fechadas nos dois sentidos por mais de uma hora devido a um intenso tiroteio entre criminosos e a polícia.
Quem pode votar
Os associados do sindicato há mais de seis meses e com mais de 18 anos poderão votar até amanhã, às 17 horas, no local de trabalho ou na sede da entidade em Vila Isabel e na subsede de Volta Redonda. Os aposentados associados também têm direito a voto.
Democracia sindical
O voto fortalece a organização sindical nos locais de trabalho, melhora a qualidade da representação e possibilita respostas imediatas às questões que envolvem os frentistas no local de trabalho.
Além de apoiar o Sindicato para podermos prosseguir com a nossa luta por melhores salários e condições de trabalho, votar é aumentar a participação do Sindicato nos debates sobre políticas públicas de fortalecimento econômico e social.
O voto torna a democracia sindical mais forte e proporciona uma relação de respeito, onde os patrões devem reconhecer a força do Sindicato nas negociações e nas lutas travadas.
Leia também: Setor de serviços recua 0,5% em dezembro e fecha 2024 em 3,1%, quarta alta seguida