Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Força Sindical Goiás debate fim da escala 6×1 e eleições
segunda-feira, 31 de agosto de 2026
Força
Força Sindical Goiás reúne sindicatos filiados para debater mobilização pelo fim da escala 6×1 e participação dos trabalhadores nas eleições
A Força Sindical Goiás reuniu dirigentes e representantes dos sindicatos filiados para discutir pautas trabalhistas e políticas consideradas estratégicas para os trabalhadores neste período.
O encontro contou com a participação do presidente da Força Sindical Goiás, Rodrigão, que destacou a importância da unidade das entidades nas próximas mobilizações.
Além disso, a reunião ocorreu na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro do Estado de Goiás, presidido pelo dirigente sindical Marlos Luz.
Entre os principais assuntos, dirigentes discutiram a semana decisiva em Brasília pela votação do fim da escala 6×1 e pela redução da jornada semanal.
Nesse sentido, a Força Sindical Goiás reforçou a necessidade de ampliar a mobilização sindical e acompanhar as articulações realizadas junto aos parlamentares no Congresso Nacional.
Além disso, os dirigentes destacaram que a redução da jornada, sem redução salarial, representa uma reivindicação histórica pela melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
A mobilização busca garantir mais tempo para descanso, lazer, qualificação profissional e convivência familiar, preservando salários, direitos e conquistas alcançadas pela classe trabalhadora brasileira.
Outro tema debatido durante a reunião envolveu as eleições de 2026 e a importância da participação consciente dos trabalhadores nas decisões políticas do país.
Nesse contexto, dirigentes ressaltaram que o resultado das urnas terá impacto direto sobre direitos trabalhistas, políticas públicas, desenvolvimento econômico, emprego, renda e proteção social.
Por isso, a Força Sindical Goiás pretende ampliar o diálogo com suas entidades filiadas e trabalhadores sobre propostas apresentadas pelos candidatos durante o processo eleitoral.
Por fim, a reunião reforçou a unidade sindical em Goiás diante dos desafios trabalhistas e políticos, fortalecendo organização, mobilização e participação dos trabalhadores brasileiros.
Leia também: Centrais ampliam mobilização pelo fim da escala 6×1





























