Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Frentistas do Rio farão curso de capacitação de cipeiro
terça-feira, 6 de agosto de 2024
Força
O curso de capacitação para os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) terá início nesta quinta-feira (8). Os diretores do SINPOSPETRO-RJ visitam os postos de combustíveis e convocam os cipeiros para participarem do curso.
A primeira turma, composta por 20 alunos, está formada. O treinamento, com duração de 8 horas, será ministrado pelo Instituto Brasileiro de Saúde Ocupacional (SLS) na sede do sindicato, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio.
Além de receber informação sobre a atribuição do cipeiro, o trabalhador receberá noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relacionadas à segurança e saúde no trabalho.
Também será explicada a metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
A cada mês, uma nova turma será formada. Os participantes receberão material didático e certificado de conclusão. As inscrições são feitas no local de trabalho pela diretoria.
O presidente do sindicato, Eusébio Pinto Neto, afirma que o objetivo do curso é promover a conscientização e a participação dos trabalhadores na prevenção de acidentes.
De acordo com ele, para alcançar os verdadeiros benefícios da CIPA, os membros da comissão precisam estar capacitados.
“O curso visa multiplicar o conhecimento, através dos cipeiros, para que um maior número de trabalhadores seja alcançado. É importante que o frentista saiba identificar os riscos no ambiente laboral para colocar em prática as medidas de segurança”, ressalta.
A diretoria do sindicato está entrando em contato com os postos de combustíveis que têm CIPA implantada. Os integrantes da comissão são escolhidos pelos funcionários através de eleições realizadas anualmente.
Toda empresa com mais de 20 funcionários é obrigada a constituir a CIPA.
A norma regulamentadora nº 5, que estabelece a CIPA, tem como objetivo prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, bem como a preservar a vida e promover a saúde do empregado.
Leia também: Sindicato negocia e trabalhadores da CPFL Piratininga aprovam Acordo Coletivo