É importante realizar exames de diagnóstico precoce, uma vez que o câncer de mama raramente causa sintomas nos primeiros estágios e o tratamento precoce tem uma maior chance de ser bem-sucedido.
É recomendado que todas as mulheres com mais de 45 anos façam exames para prevenir o câncer de mama. As mulheres com menos de 45 anos que têm histórico de doença na família também devem fazer o exame.
Fatores de risco
De acordo com o Ministério da Saúde, os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama são o excesso de peso corporal, a falta de atividade física e o consumo de bebidas alcoólicas.
Os estudos mostram que, através da alimentação, nutrição e atividade física, é possível reduzir em até 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama.
A redução do peso corporal e a prevenção da obesidade, através de uma alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, bem como a redução do consumo de bebidas alcoólicas, são recomendações fundamentais para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.
Campanha
O objetivo desta campanha é alertar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da adoção de hábitos saudáveis que podem contribuir para a diminuição dos casos desta doença.
A diretoria realizará uma reunião com as trabalhadoras no dia 23 de outubro, na sede do sindicato, em Vila Isabel.
O objetivo é consciencializar as trabalhadoras sobre os riscos do câncer de mama.
Leia também: Lideranças sindicais reúnem-se com Geraldo Alckmin