Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
15 JUL 2024

Imagem do dia

[caption id="attachment_63290" align="aligncenter" width="700"]Centrais e ministro do Trabalho falam sobre igualdade salarial entre homens e mulheres Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] As Centrais celebram um ano da lei de igualdade - lei 14.611, importante instrumento de promoção de justiça social e cidadania, durante um encontro realizado, nesta segunda-feira (15), na sede do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O encontro contou com a participação do Ministério do Trabalho, Ministério das Mulheres e o movimento sindical representado pelas centrais sindicais. Pelo governo, participaram o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, a secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi e a secretária da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica (SENAEC), Rosane da Silva. [caption id="attachment_63330" align="aligncenter" width="700"]Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho Dirigentes sindicais Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] O encontro foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Conselhão) e foi dividido em dois momentos, um com a participação de representantes do setor empresarial. O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, defendeu mais oportunidades para as trabalhadoras, além da igualdade salarial que já representa um avanço e que precisa se “transformar em uma realidade”.

"Vamos debater ações para que a Lei da Igualdade seja cada vez uma realidade no mercado de trabalho e também como aumentar as oportunidades de trabalho para as mulheres".
O sindicalista destacou a realização, no próximo dia 27 de julho, da 2ª Conferência Nacional MetalMulheres, na sede da Força Sindical, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo. https://www.youtube.com/watch?v=Z976LVzcOU8 A secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, Maria Auxiliadora dos Santos ressalta que as centrais sindicais defendem que nas negociações coletivas todas as categorias coloquem na pauta a igualdade de oportunidades e a igualdade salarial. “As negociações coletivas das categorias precisam ter em suas pautas de reivindicações essa luta para diminuir cada vez mais a desigualdade entre homens e mulheres", afirma a sindicalista.

Relatórios

Os relatórios elaborados, em parceria, pelo Ministério do Trabalho e das Mulheres apresentam um levantamento fornecido pelas empresas com as diferenças salarias dentro do quadro de funcionários. É “Relatórios de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios” que serve de base para que o movimento sindical lutar para fazer valer a Lei da Igualdade. De acordo com a lei, empresas com 100 ou mais funcionários ficam obrigadas a divulgar a cada seis meses, em março e setembro, esses dados. Além de enviar os dados ao MTE, as empresas também devem publicar os relatórios em seus sites, nas redes sociais, ou fazendo por meio de canais que garantam a ampla divulgação para empregados, colaboradores e público em geral. Caso constatada a desigualdade salarial entre mulheres e homens, o MTE irá notificar a empresa, para que elabore, em 90 dias, um plano de ação com medidas a serem adotadas.

Governo

No encontro, o ministro Luiz Marinho citou os desafios enfrentados para garantir não apenas a igualdade salarial, mas também a igualdade de acesso às oportunidades.
“Temos que aprofundar esse debate cada vez mais. Quando falamos do desafio da igualdade salarial, suponho também a falta de igualdade no acesso às oportunidades”. Ele citou, como exemplo de desafio a falta de creches. “A ausência de creches para as famílias já é uma restrição à igualdade”, disse.
A secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, destacou a participação das mulheres na sociedade e reforçou a importância da igualdade de acesso às oportunidades.
”Uma coisa que acho importante é que as mulheres não precisam só participar de pautas que dizem respeito às mulheres. Temos que participar de tudo(…) e quero lembrar que se não fosse a maioria das mulheres, talvez o presidente Lula não tivesse assumido aquela cadeira”, disse citando que há dados que mostram que as mulheres foram fundamentais nas eleições."

A lei da igualdade

A lei estabelece diretrizes para que homens e mulheres tenham equiparação salarial no país. Ainda hoje, elas ganham cerca de 22% menos que homens nas mesmas funções, estão, em sua maioria, nas profissões com maior dificuldade de ascensão profissional, além de carregarem as reponsabilidades com os cuidados da casa e com filho, idosos, pessoas com deficiências, ou seja, exercem a chamada dupla jornada. Dados do Dieese mostram que, no mercado de trabalho, as mulheres ocupam apenas 45,8% dos cargos de Liderança. Considerando o recorte racial, mulheres negras representam apenas 9,5% destes cargos. A remuneração média das mulheres nesses cargos é 25% inferior à remuneração dos homens. Além disso, ao se analisar o recorte racial, verifica-se que a remuneração média das mulheres negras (pretas e pardas) é, em média, 38% inferior a remuneração do bancário branco do sexo masculino. Leia também: Setor de Serviços fica estável em maio, diz IBGE

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Força

Gravataí (RS): Lideranças sindicais participam de posse da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Força

Gravataí (RS): Lideranças sindicais participam de posse da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos

A entidade representa 14 mil trabalhadores e 230 fábricas, entre elas a General Motors (GM)

Diversas entidades sindicais participaram no último sábado, dia 4, da solenidade de posse da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí. Moacir Bittencourt, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Borracha, recepcionou as lideranças sindicais presentes, exaltando a expressividade dos Metalúrgicos em nível estadual e nacional, e a importância da união da diretoria para dar continuidade aos trabalhos.

A união da diretoria também foi mencionada por Ivone Simas, representante da Fetracos e do Sindicato dos Comerciários de Guaíba, e por Larri dos Santos, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas. “É árduo o dia-a-dia das lutas sindicais, mas as conquistas valem a pena”, enfatizou Larri.

O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, destacou a necessidade de equiparação de salários em relação ao estado de São Paulo: “se temos a melhor mão-de-obra, também devemos ter um melhor nível salarial”, destacou. Janta também elogiou a perseverança da diretoria em lutar pela qualificação de seus trabalhadores e ressaltou a satisfação da Central em tê-los como filiados.

O diretor da Força Sindical, Cláudio Corrêa, lembrou da construção e trajetória da categoria, destacando que é uma das mais politizadas do país. Antenor Federizzi, diretor do Sindicato dos Comerciários de Canoas, também resgatou a história do movimento sindical, destacando o valor da união inter-classes.

Na cerimônia, os 67 diretores receberam troféus. Edson Dorneles, da General Motors, diretor de assuntos jurídicos dos Metalúrgicos, recebeu o troféu das mãos de Clàudio Janta.

Abaixo, a súmula da diretoria:

DIRETORIA ADMINISTRATIVA EXECUTIVA

Diretor de Assuntos Jurídicos: Edson Dorneles – General Motors Diretor de Assuntos Financeiros – Gualberto Cetrullo Dusser – Wink Diretor de Assuntos Administrativos – Valcir Ascari – General Motors Diretor de Assuntos Patrimoniais – Noeldi Leal Trindade – General Motors Diretor de Assuntos de Formação – Adão Silveira de Jesus – EPCOS Diretor de Assuntos de Imprensa e Comunicação – Filipe Rosso Dorneles – Pelzer Diretor de Assuntos Relacionados à Prevenção da Saúde do Trabalhador – Marcos Aurélio Dorneles – General Motors Diretor de Assuntos Relacionados ao Esporte, Cultura e Lazer – João Luiz Costa Filho – Mundial

DIRETORIA ADMINISTRATIVA ADJUNTA

Roberto Martins Antunes – EPCOS
Adão Alves Pinto – Mundial
Rosimery Rodrigues de Fraga – Tecmont
Elton da Cruz Ede – General Motors
Cláudio Vinhas de Carvalho – AVM
Francisco de Assis Ferreiraq Campos – General Motors Gilberto da Silva Soares – General Motors Aldo Ailto Bataioli – Mundial

CONSELHO FISCAL EFETIVO

Rick Alves Camboim – Mundial
Rosalino Ascari – General Motors
Valmir da Silveira – LEAR

CONSELHO FISCAL SUPLENTE

Jader da Silva Lopes – General Motors
Maria Clari Guimarães – Pelzer
Thiago Rosso Dorneles – General Motors

DIRETORIA SINDICAL DE BASE

Vitor Hugo Rolim da Graça – General Motors Claudio Souza de Barcelos – Fundição Becker Fabio Vieira Bitencourt – General Motors Esliane Maria Plucinski – Pelzer Marcia Simone Peroza Ramos – General Motors Cristiane Medeiros Steinmacher – Gestamp Cezar Augusto da Silva Nascimento – General Motors Almiro Soares Ribeiro – Mundial Delibio Ramos Leal – Mundial Elias Fermino Dias de Lima – Mundial João Pedro Andrade Bravo – General Motors Odete Souza dos Santos – Pelzer Ari Cristiano Marques – General Motors Gerson Conceição Padilha – Taurus José Carlos Morales – Taurus Leticia Silva dos Santos – Perto Fábia Cristina Novello – Johnson Controls Paulo Roberto de Souza Alves – Renner Herrmann Fernando Cardoso Valim – LEAR Mauro Martins Cardoso – LEAR Bill Willian Miranda – LEAR Paulo Renato Amaral Silva – Perto Marcos Alexandre da Silva – DANA Joel Toledo Tompsen – Mundial Denilson Duarte – Dana Sadi de Carvalho – Mundial Julio Santos Gonçalves – Globo Inox Sandro Luis Marques – Mundial Jesus Glademir Alves Lucas – Dana Juliano Rolim de Antoni – General Motors Luis Paulo Machado – General Motors Valdemar do Prado Gonçalves – General Motors Dilson Silveira da Silva – General Motors Samuel Davi dos Reis – General Motors Luciano da Silva Moreira – General Motors Celso Amaral Rodrigues – General Motors Valdir Paim Gomes – Carlos Becker Gilson Pinto Martins – Dana Gilberto da Silva Oliveira – Dana Adriana Teresinha Martins – EPCOS Julio Rogério da Silva Vargas – EPCOS Dilomar Duarte Evaristo – EPCOS Leni Terezinha Costa – EPCOS

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Força Sindical - RS

Últimas de Força

Todas de Força
2ª Conferência Nacional Metal Mulheres da CNTM é neste sábado; Participe!
Força 26 JUL 2024

2ª Conferência Nacional Metal Mulheres da CNTM é neste sábado; Participe!

Manifestação nacional contra os juros altos será dia 30 de julho
Força 26 JUL 2024

Manifestação nacional contra os juros altos será dia 30 de julho

Dia da Luta Operária: filho de Ibrahin recebe placa
Força 26 JUL 2024

Dia da Luta Operária: filho de Ibrahin recebe placa

“Calçadas Seguras: ”Sindnapi obtém apoio do Fórum dos Idosos de Itaquera
Força 26 JUL 2024

“Calçadas Seguras: ”Sindnapi obtém apoio do Fórum dos Idosos de Itaquera

SINPOSPETRO-RJ lança curso de qualificação para cipeiros
Força 26 JUL 2024

SINPOSPETRO-RJ lança curso de qualificação para cipeiros

Papeleiros realizam 6º Encontro Nacional da categoria
Força 26 JUL 2024

Papeleiros realizam 6º Encontro Nacional da categoria

Aposentados e trabalhadores têm que estar à frente dos debates sobre a Previdência
Artigos 25 JUL 2024

Aposentados e trabalhadores têm que estar à frente dos debates sobre a Previdência

Acordo dos metalúrgicos injeta R$ 2 bi na economia de São José dos Pinhais e região
Força 25 JUL 2024

Acordo dos metalúrgicos injeta R$ 2 bi na economia de São José dos Pinhais e região

Metalúrgicos de Guarulhos: abertas as inscrições para o 18º Campeonato de Futsal
Força 25 JUL 2024

Metalúrgicos de Guarulhos: abertas as inscrições para o 18º Campeonato de Futsal

Servidores da Força debatem fortalecimento das negociações coletivas
Força 25 JUL 2024

Servidores da Força debatem fortalecimento das negociações coletivas

Dieese: 87,8% das negociações de junho superaram o INPC
Força 25 JUL 2024

Dieese: 87,8% das negociações de junho superaram o INPC

Jornada 6×1: audiência pública, em Brasília, promove debate sobre tema
Força 25 JUL 2024

Jornada 6×1: audiência pública, em Brasília, promove debate sobre tema

Aposentados poderão viajar de avião por até R$ 200 cada trecho
Força 25 JUL 2024

Aposentados poderão viajar de avião por até R$ 200 cada trecho

30 anos do Plano Real: DIEESE promove seminário dia 30
Força 24 JUL 2024

30 anos do Plano Real: DIEESE promove seminário dia 30

Chapa 1 “Conquista Mais!” concorre às eleições do Sindec-POA
Força 24 JUL 2024

Chapa 1 “Conquista Mais!” concorre às eleições do Sindec-POA

Sindicalistas debatem fortalecimento das negociações coletivas
Força 24 JUL 2024

Sindicalistas debatem fortalecimento das negociações coletivas

MPT vai investigar trabalho escravo em fazenda em São Paulo
Força 24 JUL 2024

MPT vai investigar trabalho escravo em fazenda em São Paulo

Veja fotos da Cúpula do L20 em Fortaleza-CE
Força 24 JUL 2024

Veja fotos da Cúpula do L20 em Fortaleza-CE

Presidente da Força participa da Cúpula do L20, em Fortaleza CE
Força 23 JUL 2024

Presidente da Força participa da Cúpula do L20, em Fortaleza CE

Trabalhadores da Saúde: Uma Realidade Além da Diversão
Artigos 23 JUL 2024

Trabalhadores da Saúde: Uma Realidade Além da Diversão

Campanha salarial mobiliza frentistas do estado do Rio de Janeiro
Força 23 JUL 2024

Campanha salarial mobiliza frentistas do estado do Rio de Janeiro

Da conscientização à sindicalização
Artigos 23 JUL 2024

Da conscientização à sindicalização

Sindnapi alerta para golpe da Central de Cancelamento
Força 22 JUL 2024

Sindnapi alerta para golpe da Central de Cancelamento

Sindicalistas do Sintepav debatem Conjuntura Política
Força 22 JUL 2024

Sindicalistas do Sintepav debatem Conjuntura Política

Químicos de São João da Boa Vista debatem campanha salarial na sede da Fequimfar
Força 19 JUL 2024

Químicos de São João da Boa Vista debatem campanha salarial na sede da Fequimfar

Nota de Pesar
Força 19 JUL 2024

Nota de Pesar

Professora e doutora Rosângela Hilário fará palestra sobre Potências Negras na 2ª Conferência Nacional MetalMulheres
Força 19 JUL 2024

Professora e doutora Rosângela Hilário fará palestra sobre Potências Negras na 2ª Conferência Nacional MetalMulheres

Pedro Luís e A Parede cantam: Moto Boy; música
Força 19 JUL 2024

Pedro Luís e A Parede cantam: Moto Boy; música

DIEESE lança pesquisa Promovendo a Igualdade de Gênero; confira
Imprensa 19 JUL 2024

DIEESE lança pesquisa Promovendo a Igualdade de Gênero; confira

Trabalhador precisa votar em quem defende seus interesses
Força 19 JUL 2024

Trabalhador precisa votar em quem defende seus interesses

Aguarde! Carregando mais artigos...