Imagem do dia

Enviar link da notícia por e-mail
Força
Gravataí (RS): Trabalhadores conquistam também redução da jornada nas sistemistas da GM
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Força
Depois de ter redução de jornada aprovada na montadora, empresas sistemistas fecharam acordo com metalúrgicos. As sistemistas produzem peças fundamentais para os carros da GM
Primeiro foi a General Motors e agora as empresas sistemistas também fecharam proposta semelhante para reduzir a jornada dos trabalhadores, sem a redução dos salários. A jornada de trabalho muda das atuais 44 horas para 42 horas semanais.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí realizou assembleias com os trabalhadores nas empresas sistemistas na entrada dos turnos durante o dia na terça-feira (13) e no período noturno para aprovação da contra-proposta. A categoria começou a campanha pela redução da jornada para 40 horas, mas aceitou através da aprovação de uma contra-proposta que a carga horária ficasse em 42 horas semanais.
Na última segunda-feira (12), o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí conseguiu o acordo através de negociação com a direção da General Motors. O índice de reajuste obtido pelos trabalhadores para as sistemistas foi o mesmo aprovado com a GM com 2% de aumento real. A ampla maioria dos trabalhadores aprovou os itens colocados na pauta de reivindicação.
A diferença na comparação com a proposta aprovada com a GM está apenas nos índices valores de participação de lucros. Os trabalhadores das sistemistas receberão abono salarial de R$ 900,00 e participação nos resultados de R$ 1.000,00.
Os benefícios atingem o total de 2.800 funcionários da General Motors e outros 1.500 trabalhadores das empresas sistemistas.




























