O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou nesta sexta-feira (31), em Santo André, de uma reunião tripartite com representantes do SINTRABOR, da Bridgestone e da CIPA.
O encontro marcou a primeira visita de um ministro de Estado à fábrica desde sua inauguração, em 1940, e teve como foco o Programa Serenar de Saúde Mental.
A visita foi resultado de um convite feito pelo presidente do sindicato, Márcio Ferreira, durante a 20ª Reunião Regional Americana da OIT (Organização Internacional do Trabalho), com apoio da direção da empresa.
Programa Serenar: uma iniciativa de prevenção e cuidado
A reunião foi aberta pelo presidente da Bridgestone, Lafaiete Coutinho, que apresentou uma retrospectiva dos 85 anos da empresa no Brasil, destacando os compromissos com a sustentabilidade, a participação na COP30 e os desafios do setor diante da concorrência de pneus importados.
Na sequência, o gerente de Relações Trabalhistas, Cristiano Tripiquia Lemes, apresentou o Programa Serenar, criado há seis meses.
Com o objetivo de prevenir riscos psicossociais e promover o bem-estar dos trabalhadores, o projeto reúne:
- ações de orientação psicológica,
- assistência social,
- consultoria financeira e
- assessoramento jurídico.
O presidente do SINTRABOR, Márcio Ferreira, lembrou que a criação do programa foi discutida durante as negociações do Acordo Coletivo de 2024, a partir de episódios críticos de saúde mental ocorridos na fábrica.
“O compromisso conjunto entre sindicato, empresa e CIPA foi essencial para consolidar o Serenar como uma política de cuidado”, destacou.
Reconhecimento do Ministério do Trabalho
Após ouvir as apresentações, o ministro Luiz Marinho elogiou a iniciativa e ressaltou a importância da participação sindical na formulação de políticas de saúde mental nas empresas.
“Esse trabalho que está sendo feito aqui deve ser um modelo não apenas para o setor de borracha e pneumáticos, mas para toda a indústria. Sugiro que a Bridgestone apresente essa experiência na Fiesp”, afirmou o ministro.
Participantes e visita às instalações
A reunião contou também com o assessor especial do Ministério do Trabalho, Raimundo Silva. Pela empresa, participaram ainda Karen Vasconcelos (Relações Governamentais), Dra. Shana Menezes (Assessoria Jurídica), Daniele Rodrigues (Assistência Social), além de Fábio Tadeu e Steferson Siqueira, das Relações Trabalhistas. A CIPA foi representada por Marcos Rafael e Renato Alves.
Representando o sindicato, além de Márcio Ferreira, estiveram presentes os diretores de base Eduardo Fala Mansa, André Sorriso e Adriano Cabeça, o coordenador jurídico Dr. César Granieri e o assessor de comunicação e da presidência, Valter Paixão.
Após a reunião, Marinho, Coutinho e Ferreira visitaram as instalações da fábrica.
Leia também: Centrais convocam ato contra juros altos na Avenida Paulista
















