Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Madre de Deus (BA): Servidores reúnem-se em assembleia e não aceitam o descaso com a categoria
quarta-feira, 20 de março de 2013
Força
|
Arquivo: Força Sindical BA
|
Cerca de 100 servidores públicos estiveram hoje (20), no Clube Minemozine, em Madre de Deus, para participar de uma assembleia e demonstrar a total insatisfação com o desrespeito que sofrem no município. Em um ato unitário entre as Centrais Sindicais, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Madre de Deus, Sindimadre, filiado à Força Sindical, e a APLB, filiada à CTB, após debate com a categoria sobre o descaso que acontece na cidade, apresentaram uma proposta ao representante do governo que esteve no local.
De acordo com o Sindimadre e a APLB, após a realização do reveillon, o Madre Verão e o carnaval, onde milhões foram gastos, os resultados foram mais de 500 servidores afastados em janeiro, cortes de gratificações, hora-extra, férias, dentre outros direitos adquiridos pelos servidores que estão sendo perdidos.
Além disso, a prefeitura não cumpre os acordos com a categoria. Porém, a prefeita, o vice-prefeito e os secretários obtiveram um aumento salarial de 20%. Já os vereadores tiveram aumento de mais de 55%.
Segundo o presidente do Sindimadre, Amilton Prereira, os servidores estão cansados de tanto descaso. “Nós trouxemos uma pauta de reivindicação e nosso Sindicato só é forte com a presença dos servidores. Nós estamos aqui para reivindicar nossos direitos.”
A presidente da Força Sindical Bahia, Nair Goulart, demonstrou mais uma vez que a Central está ao lados dos servidores públicos de todo o estado, além de reforçar a importância da unidade de ação das Centrais. “A luta é uma só e conseguiremos a vitória se marcharmos juntos.”
Nair ainda disse que os prefeitos de todo o país precisam respeitar a convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). “ Essa convenção estabelece o princípio da obrigatoriedade da negociação coletiva entre servidores públicos e o governo, mas na maioria dos municípios baianos, assim como em Madre de Deus, os prefeitos não respeitam os servidores.”, finalizou.
Luiz Montal, Secretário de Governo, representou o poder público e disse que a sua participação na assembleia era a demonstração do respeito ao movimento e aos servidores. “O processo de negociação entre governo e servidores irá acontecer. Estou aqui para ouvir a reivindicação dos servidores e tentarmos a melhor solução para os trabalhadores.”, disse Montal.





























