
Maioria dos reajustes em julho de 2025 fica acima da inflação – Foto: J Goncalves
Maioria dos reajustes em julho de 2025 fica acima da inflação
A análise dos dados preliminares de julho mostra aumento de reajustes abaixo da inflação, interrompendo a recuperação registrada em junho nas negociações coletivas.
De acordo com o estudo do Dieese, cerca de 15% dos 191 reajustes analisados ficam abaixo do INPC-IBGE.
Ganho real para maioria dos trabalhadores
Entretanto, o Boletim “De olho nas negociações” aponta que 76,4% permanecem acima, garantindo ganhos reais para a maioria dos trabalhadores.
Apesar da alta pontual das perdas, a variação real média de julho atinge 1,23%, a terceira maior de 2025, atrás de janeiro e fevereiro.
No entanto, os resultados ainda são parciais. O levantamento considera apenas 10% do total de reajustes normalmente registrados em julho nos anos anteriores.
À medida que novas negociações se concluem, os números podem mudar, ajustando a análise final do desempenho das campanhas salariais neste período.
No acumulado de 2025, os dados seguem positivos: 78,7% dos reajustes ficam acima do INPC, 13% empatam e apenas 8,3% ficam abaixo.
Assim, mesmo com oscilações em julho, o panorama geral aponta para predominância de acordos vantajosos, assegurando aumentos salariais superiores à inflação neste ano.
Matéria publicada originalmente no site Rádio Peão Brasil
Leia também: Regional Guarulhos da Força reúne sindicatos debater pautas trabalhistas