
o papel da Cipa e o comprometimento do Sindicato na luta por um ambiente de trabalho seguro e saudável
O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região intensifica as ações contra acidentes do trabalho, doenças de origem laboral e também enfermidades psicoprofissionais. Para tanto, amplia o apoio à formação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Assédios (Cipaa) nas empresas acima de 20 funcionários.
Nesta semana, o Sindicato foi informado de eleições em três metalúrgicas e os diretores acompanharam todo o processo eleitoral das Cipaas. O Sindicato conta com Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador, sob responsabilidade do diretor Nildo Queiroz, que também é Técnico em Segurança no Trabalho.
A saúde e segurança, explica Nildo, “são regidas pela legislação, por Normas Regulamentadoras (NRs) ou itens da Convenção Coletiva de Trabalho”.
O dirigente afirma: “A segurança individual é importante. Mas o fundamental é a empresa cuidar da proteção coletiva, de todos os ambientes de trabalho”.
Estabilidade
O número de cipeiros varia conforme o tamanho da empresa ou natureza de suas atividades. Nildo Queiroz explica que os cipeiros eleitos gozam de estabilidade no emprego durante o mandato e mais um ano após seu término. Ele lembra que o cipeiro deve ser treinado pela empresa a fim de bem exercer suas funções.
No setor metalúrgico, os acidentes de trabalho mais comuns atingem dedos e mãos, mas também há muitas reclamações de dor nas costas.
















