Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Miguel Torres pede mobilização após vitória na Câmara
quinta-feira, 28 de maio de 2026
Força
Miguel Torres alerta trabalhadores para pressão no Senado após aprovação da redução da jornada e fim da escala 6×1 na Câmara

Miguel Torres durante audiência pública na sede da Força Sindical defendeu que o momento favorável para essa mudança tão importante e que a sociedade abraçou essa luta
Miguel Torres parabenizou, nesta quinta-feira, trabalhadores, dirigentes sindicais e centrais sindicais pela aprovação da redução da jornada e do fim da escala 6×1 na Câmara.
Ele destacou que a mobilização nacional do movimento sindical foi decisiva para conquistar avanço importante na pauta trabalhista defendida pelas entidades sindicais brasileiras.
Além disso, alertou que a aprovação representa apenas parte da conquista, já que o projeto seguirá agora para análise e votação no Senado Federal.
Nesse sentido, afirmou que lideranças empresariais já articulam mudanças no texto, incluindo ampliação da transição e criação de média das horas trabalhadas pelos empregados.
Também criticou propostas que priorizam pagamento exclusivamente por hora trabalhada, argumentando que essas medidas podem enfraquecer direitos e prejudicar trabalhadores em diversos setores nacionais.
Por isso, convocou sindicatos e trabalhadores a intensificarem mobilização nos estados, pressionando senadores independentemente de posicionamentos partidários ou alianças políticas locais estabelecidas anteriormente.
Além disso, ressaltou que o período eleitoral amplia responsabilidade dos parlamentares, exigindo posicionamento claro sobre pautas que impactam diretamente milhões de trabalhadores brasileiros atualmente.
Nesse cenário, defendeu unidade entre centrais sindicais e criticou disputas internas, afirmando que o movimento precisa atuar conjuntamente para garantir aprovação integral do texto.
Também orientou dirigentes sindicais a dialogarem com senadores de maneira organizada e respeitosa, demonstrando importância social da medida para trabalhadores e suas famílias.
A firmou que a categoria conquistou etapa fundamental da luta, porém reforçou necessidade de manter mobilização permanente para evitar retrocessos no Senado Federal.
Leia também: Vitória! Centrais Sindicais celebram redução da jornada e fim da escala 6×1





























