
Neco participa de evento sobre a experiência espanhola na contrarreforma trabalhista
Neco participa de evento sobre a experiência espanhola na contrarreforma trabalhista
O dirigente da Força Sindical e presidente do SINDEC POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (07) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O encontro contou com a presença da sindicalista espanhola Cristina Faciaben, representante da Confederação Sindical das Comissões Obreras (CCOO), além de lideranças sindicais e autoridades do mundo do trabalho no estado.
Faciaben ressaltou que a reforma espanhola se baseou no fortalecimento da negociação coletiva e a valorização dos contratos de trabalho estáveis, com a redução significativa da contratação temporária. Segundo ela, essas mudanças resultaram em avanços importantes para os trabalhadores e para a recuperação da economia espanhola.
“Nosso objetivo foi reverter os retrocessos provocados por reformas anteriores e garantir condições mais justas para os trabalhadores. A negociação coletiva voltou a ser o instrumento central na definição de direitos e deveres, o que trouxe mais equilíbrio às relações de trabalho”, afirmou.
“É fundamental que o Brasil acompanhe essas transformações e promova o debate qualificado com base em exemplos que colocam os direitos trabalhistas no centro da agenda de desenvolvimento”, afirmou Neco.
A coletiva antecede o seminário internacional promovido pelo SENGE-RS, que ocorre nesta quinta-feira (08), em Porto Alegre, com o tema “Movimento Sindical: Diálogos e Interações entre União Europeia, Espanha e Brasil”. Além de Faciaben e Neco, participarão nomes como a desembargadora federal do trabalho Brígida Barcellos e o coordenador do Fórum das Centrais Sindicais, Clemente Ganz Lúcio.
Com informações e foto: Senge-RS
Leia também: 9º Congresso Internacional de Direito Sindical