Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP): Edifício não respeita funcionários
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Força
Em visitas de assessores do Sindifícios aos edifícios do bairro de Higienópolis, foi encontrado um prédio que se nega a dar condições de trabalho decente aos seis funcionários contratados.
No final de 2009 o zelador, que mora no local com sua família, foi notificado que algumas reformas seriam realizadas no condomínio e que seria ampliada a área de lazer dos moradores. Para tanto, resolveram construir essa nova área em cima da caixa d´água, o que é proibido; e, para piorar, derrubaram parte do apartamento do zelador para aumentarem o espaço.
Só nessa reforma foram encontrados vários erros. O Sindicato, que começou a acompanhar e a notificar o condomínio, teve seus funcionários proibidos de entrar no local. Segundo o assessor do Sindicato Manoel Calixto, que fez várias visitas ao prédio: “Normalmente os porteiros eram proibidos de autorizar nossa entrada; ao falar com o síndico sobre o assunto, ele dizia, para despistar, que estavam construindo benfeitorias ao zelador”.
O condomínio (que teve o nome preservado para não prejudicar os funcionários) também não possui banheiro para os porteiros na guarita; estes têm que abandonar o posto para ir ao 1º subsolo e, por isso, recebem reclamações. De acordo com um funcionário, se o morador chega e o porteiro não abre o portão de imediato por estar no banheiro, recebe logo advertência.
Além disso, eles não possuem refeitório; o espaço para as refeições fica em baixo da caixa d’água, no 12º andar, onde o acesso é por uma escada encostada na parede, não tem janelas, é escuro, sujo, com coisas velhas espalhadas. “Estamos há quase dois anos no local notificando o edifício; como pode um local desse nível explorar tanto os funcionários? O Sindicato vai acompanhar esse caso até que tudo seja solucionado”, afirma o assessor da entidade Josenildo Pereira da Silva, que está no caso desde o início.
Os trabalhadores em edifícios têm uma convenção a ser seguida e direitos a serem respeitados. Se você, trabalhador, não estiver atuando com as condições básicas garantidas, faça como os funcionários desse condomínio em Higienópolis e denuncie ao Sindicato para que a entidade possa atuar a seu favor.