O Senalba/SP realizou nos dias 20, 21 e 22 de outubro, na Colônia de Férias, em Caraguatatuba, a 19ª edição do seu Congresso.
Na ocasião, os trabalhadores de todo o Estado de São Paulo da categoria se reuniram para debater ideias e estabelecer as diretrizes das ações em busca de direitos da categoria.
O tema deste ano foi “Democracia, Sindicalismo e Direitos Trabalhistas”, eixo do debate que contou com a presença das principais lideranças e referências sindicais do país, entre as quais o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, o advogado com ampla experiência na defesa dos direitos dos trabalhadores, Antonio Rosella e o sociólogo, professor universitário e ex-diretor técnico do Dieese, Clemente Lúcio Ganz.
Para Luiz Guedes, presidente do Senalba/SP: “o Congresso materializa um dos princípios da entidade, que é ouvir os trabalhadores, para traçar objetivos em conjunto, no sentido de unificar as forças para garantir salários dignos e benefícios essenciais para os trabalhadores da categoria”.
Miguel Torres, em sua participação destacou o debate realizado pelas Centrais Sindicais, em Brasília, em torno do Projeto de Fortalecimento da Negociação Coletiva e da Atualização do Movimento Sindical.
"Tentam enfraquecer as entidades sindicais para que os trabalhadores não avançam nas conquistas", alertou o sindicalista que reafirmou que somente com a unidade do movimento sindical será possível derrotar aqueles que querem acabar com os direitos dos trabalhadores.