
Sindec reforça campanha salarial e fiscalização de direitos no feriado
Sindec garante a voz dos trabalhadores na Campanha Salarial 2025/2026 com urnas em locais de trabalho. Saiba mais!
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) está ampliando a participação da categoria na Campanha Salarial 2025/2026. Após decisão em assembleia, os comerciários aprovaram transformar a assembleia em referendária. Com isso, além da votação presencial e virtual, urnas estão sendo levadas diretamente aos locais de trabalho.
Até 30 de setembro, equipes do Sindec percorrerão o comércio da Capital para garantir que todos os trabalhadores e trabalhadoras que não puderam comparecer à assembleia tenham a oportunidade de votar e se manifestar sobre a pauta de reivindicações.
“A campanha salarial é um momento fundamental, e queremos que cada comerciário e comerciária tenha voz nesse processo. Transformar a assembleia em referendária é uma forma de fortalecer a unidade e legitimar ainda mais nossas reivindicações”, destaca o presidente Nilton Neco.
A medida amplia o alcance da mobilização e consolida a pauta construída coletivamente, valorizando a categoria e a luta por melhores salários e condições de trabalho.
Feriado de 7 de Setembro: Sindec cobra cumprimento da CCT
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência.
No feriado da Independência, o Sindec atuou para garantir o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada com os sindicatos patronais. Somente empresas com Acordo Coletivo vigente poderiam funcionar com uso de empregados, observando os benefícios previstos, superiores ao que determina a legislação (como adicionais e compensações específicas).
Os estabelecimentos foram notificados e receberam prazo para regularização. O descumprimento pode gerar multa, com valores revertidos aos trabalhadores.
Leia também: