Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Sindicalistas fortalecem luta em defesa da SPTrans
terça-feira, 17 de dezembro de 2024
Força
A proposta do prefeito Ricardo Nunes (MDB), anunciada em 13 de novembro, de extinguir a SPTrans, empresa responsável pela gestão do sistema de transporte por ônibus da cidade de São Paulo, pegou a população e as lideranças sindicais de surpresa.
Diante da notícia alarmante, os dirigentes sindicais que representam trabalhadores da empresa solicitaram uma reunião com o presidente da Força Sindical, Miguel Torres.
Miguel recebeu, na manhã desta segunda-feira (16), dirigentes sindicais da SPTrans para debater ações de mobilização e organização para impedir que a extinção da empresa se concretize.
“Não podemos permitir que esta importante empresa que tem história e compromisso com a cidade e com a população que depende do transporte público seja encerrada”, afirma Miguel Torres.
A Empresa executa ações importantes no atendimento aos usuários do transporte público, como o Bilhete Único, informação aos passageiros nos pontos, o site com dados das linhas e o canal de reclamações 156 no telefone, entre outras funções.
Os dirigentes sindicais estão organizados e mobilizados para articular uma resistência para impedir o fechamento da empresa. “Vamos procurar o prefeito para debater o assunto”, declarou Torres.
Os sindicalistas ressaltam que a SPTrans cumpre ações essenciais de atendimento ao usuário. Exemplos disso são:
Não é a toa que todas as capitais do Brasil e do mundo possuem uma empresa dedicada ao transporte, como a EPTC (em Porto Alegre), a Etufor (em Fortaleza), a MT (em Nova Iorque) ou a RATP (em Paris).
O Rio de Janeiro, num exemplo recente, mostrou que a falta do órgão gestor dá muito mais força e controle às empresas, por isso lá o órgão foi criado há três anos.
Participaram do encontro:
Leia também: Confira a Carta ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco