Sindnapi convida para a Conferência Nacional Livre dos Direitos da Pessoa Idosa
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) convidou idosos e aposentados a participar ativamente da Conferência Nacional Livre dos Direitos da Pessoa Idosa (Conadipi), com o tema “Saúde e proteção contra a violência”.
O evento ocorrerá na próxima quarta-feira (20/8), a partir das 14h, em formato híbrido, o que possibilitará maior participação de pessoas de diferentes regiões.
Para garantir presença, os interessados devem clicar no link, preencher o formulário e concluir a inscrição: https://us06web.zoom.us/meeting/register/whsjfc49QMar4_S4vYWvww. Em seguida, receberão o link de acesso.
Essa conferência livre integra as etapas preparatórias para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, programada para dezembro de 2025, em Brasília.
Debate nacional
De acordo com Andrea Gato, diretora de Assuntos Internacionais do Sindnapi e responsável pela coordenação do evento, o objetivo central consistiu em formular propostas para o debate nacional.
“A Conferência Nacional Livre é essencial porque reúne diversos atores da sociedade para debater, avaliar e fortalecer as políticas públicas voltadas aos idosos. Além disso, ela serve como espaço democrático para reivindicar proteção, dignidade e melhores condições de vida para a população idosa”, destacou Andrea.
A 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada em Brasília, de 16 a 19 de dezembro de 2025. A agenda de debate do envelhecimento está organizada em cinco eixos temáticos:
- Financiamento das Políticas Públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
- Fortalecimento das Políticas para a proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
- Proteção e Enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
- Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
- Consolidação e Fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como Política do Estado Brasileiro.
Atualmente, 15,8% da população brasileira, ou 32.113.490 de pessoas com 60 anos ou mais, representam o cenário das múltiplas velhices, incluindo mulheres e homens de diversas etnias (amarela, branca, indígena, negra), identidades LGBTQIAPN+, quilombolas, populações do campo, floresta e águas, além de pessoas em situação de rua e de privação de liberdade, entre outras especificidades.
As informações estão no site oficial da 6ª Conapidi.
Leia também: Nova diretoria assume o Sindicato dos Servidores de Itapira