Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Sindnapi realiza Conferência Livre dos Direitos da Pessoa Idosa
quarta-feira, 6 de agosto de 2025
Força
Sindnapi realiza Conferência Livre no dia 20 para debater saúde, cuidados e combate à violência contra idosos antes da etapa nacional em dezembro
Sindnapi realiza Conferência Livre dos Direitos da Pessoa Idosa
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) realizará, no próximo dia 20, a Conferência Livre dos Direitos da Pessoa Idosa.
O evento visa definir propostas para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá em dezembro, após dez anos sem edições.
De acordo com Andrea Gato, diretora de Assuntos Internacionais do Sindnapi, a conferência pretende integrar as subsedes da entidade em todos os estados do país.
“Precisamos debater a superação das barreiras ao envelhecimento digno e saudável. O Sindnapi não pode ficar de fora dessa construção”, afirmou Andrea.
Embora o sindicato já participe das etapas municipais e estaduais, a entidade decidiu promover um evento específico para reforçar sua pauta histórica de lutas.
Na Conferência Livre, os debates se concentrarão em dois eixos temáticos considerados prioritários para a população idosa brasileira.
O primeiro abordará o fortalecimento das políticas públicas voltadas à vida, saúde e cuidados integrais da pessoa idosa.
Já o segundo tratará da proteção contra violência, abandono familiar e exclusão social, problemas que ainda afetam milhões de idosos no Brasil.
Além de Andrea, participaram da organização Diogenes Sandim, Eunice Luz (RS), Jânio Jacinto Araújo (ES) e Maria Roseli Beuting (SC).
A etapa nacional da conferência acontecerá em dezembro e terá como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
O Sindnapi reforça seu compromisso com a defesa da cidadania e da dignidade dos idosos, e convida todos a acompanharem os debates.
A Conferência Livre será aberta ao público e reunirá associados, lideranças e especialistas para contribuir com propostas concretas e transformadoras.
Leia também: Força Sindical-PR terá representante na Conferência das Mulheres





























