
Sindserv quer melhorar plano de saúde da prefeitura do Guarujá
O sindicato dos 6.400 funcionários da prefeitura de Guarujá insiste na campanha pela melhoria do plano de saúde. O presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos da Prefeitura Municipal de Guarujá (Sindserv), Zoel Siqueira, quer opinar sobre a contratação do próximo operador.
Em participação no programa ‘Tuca Júnior na TV’, segunda-feira (30) à noite, o sindicalista criticou a decisão judicial que, em 2024, tirou do sindicato a administração do plano, transferindo-a para a prefeitura.
Ele disse ao apresentador que o serviço ficou mais caro para o executivo e a qualidade no atendimento caiu. O valor por trabalhador passou de R$ 195 para R$ 220.
Decisão judicial
Ele explicou que, antes da decisão judicial, fruto de proposta do ministério público, o sindicato administrou planos da Unimed, Santa Saúde e Blue Med, todos de melhor qualidade do que o atual da prefeitura.
Muitos servidores de baixos salários deixaram o sindicato, ao optar pelo plano contratado pela prefeitura por licitação, e acabaram sendo prejudicados nos atendimentos e convênios.
Zoel lembrou que o benefício é conquista do sindicato e revelou que vem conversando com a administração municipal sobre esse e outros assuntos de interesse da categoria.
Cara do sindicato
O sindicalista reiterou na entrevista o que tem dito em outras oportunidades: o diálogo com a administração do prefeito Farid Madi (Pode) tem sido positivo.
Ele espera que melhores resultados sejam obtidos na campanha salarial de 2026: “Vestimos a camisa na campanha eleitoral e agora temos credibilidade para negociar”.
Zoel argumentou que sua administração “mudou a cara do sindicato”. Segundo ele, a entidade passou a participar do processo político local, estadual e nacional.
Reforma administrativa
Explicou, por exemplo, que agora o Sindserv está na campanha contra a reforma administrativa em gestação na câmara federal, sob a batuta de seu presidente, Hugo Motta (Republicanos PB).
Ele acredita que o projeto a ser apresentado por um grupo de trabalho (gt) criado em maio será maléfico aos servidores e também à população, com prejuízos nos serviços públicos.
Segundo ele, mais de 85% dos moradores de Guarujá dependem dos serviços públicos de saúde e educação. Esse contingente poderá ser prejudicado pela reforma.
Maria Inez e Márcia Rute
Sobre o sindicato, Zoel anunciou melhorias neste segundo semestre, entre elas a reforma do departamento odontológico e climatização do salão de festas por meio de energia solar.
Sinalizou também benefícios para os aposentados que continuam sócios do sindicato. Fez questão de citar o excelente trabalho feito pelas ex-presidentes Maria Inez e Márcia Rute.
O sindicalista abordou ainda outros temas no programa, que está disponível no youtube. Tuca Júnior fez vários elogios ao sindicato e ao prefeito.
Leia também: MTE prepara a II Conferência Nacional do Trabalho