
Sinpospetro-RJ visita posto em Nova Iguaçu em que veículo explodiu
O diretor do Sinpospetro-RJ, Reinaldo Pinheiro, esteve ontem no Posto Parada Certa, no bairro de Austin, em Nova Iguaçu, onde um veículo explodiu enquanto era abastecido com GNV.
O motorista sofreu ferimentos e foi levado ao hospital. Nenhum trabalhador ficou ferido.
Ao longo da visita, o diretor orientou os empregados sobre a importância de cumprir as normas regulamentadoras que asseguram a segurança e a saúde no local de trabalho.
Manipular produtos inflamáveis requer treinamento especializado, a fim de prevenir graves acidentes. O risco de explosão é uma das preocupações mais relevantes e está presente durante toda a operação nos postos de combustíveis.
Dessa forma, é crucial realizar o curso de NR 20, que proporciona ao frentista o conhecimento do ambiente de trabalho e a atuação segura em situações de acidentes e riscos.
Qualificação
Desde agosto do ano passado, o sindicato promove cursos de qualificação profissional para os funcionários de postos.
Além de receber informação sobre as NRs, o trabalhador é orientado sobre as legislações trabalhista e previdenciária relacionadas à segurança e saúde no trabalho.
Os participantes recebem material didático e certificado de conclusão.
Curso online
No site do sindicato, o trabalhador tem acesso ao curso “Análise da qualidade dos combustíveis”, desenvolvido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), pelo SINPOSPETRO-RJ, e pelo SINDCOMB.O curso é dividido em seis módulos.
O segundo módulo trata especificamente sobre abastecimento com GNV. O trabalhador é informado sobre o manuseio e os cuidados necessários para o abastecimento de gás natural veicular (GNV).
O terceiro módulo tem como foco principal responder às dúvidas mais frequentes dos trabalhadores em relação ao GNV.
Leia também: Carros sorteados no 1º de Maio serão entregues dia 29 de maio