Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
16 ABR 2024

Imagem do dia

Veja fotos do Lançamento do 1º de Maio Unitário Na manhã desta terça-feira (16) dezenas de lideranças sindicais fizeram uma panfletagem para iniciar a divulgação da celebração do Dia do Trabalhador – 1º de Maio Unificado das Centrais Sindicais foi realizado, no Largo da Concórdia (Estação de Trem do Brás), em São Paulo SP. O evento, este ano, será realizado no Estacionamento da NeoQuímica Arena (Itaquerão – estádio do Corinthians), na Zona Leste da capital paulista, a partir das 10 horas. O 1º de Maio Unitário é organizado pelas centrais sindicais:

  • Central Única dos Trabalhadores (CUT);
  • Força Sindical;
  • União Geral dos Trabalhadores (UGT);
  • Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB);
  • Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST);
  • Central de Sindicatos do Brasil (CSB);
  • Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e
  • Pública – Central do Servidor
Este ano, o lema do 1º de Maio Unificado será “Por um Brasil mais Justo” e vai destacar emprego decente; correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público.

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Imprensa

EUA: sindicalistas negros prometem pressionar por justiça racial e democracia

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Imprensa

EUA: sindicalistas negros prometem pressionar por justiça racial e democracia

EUA: sindicalistas negros prometem pressionar por justiça racial e democracia
O presidente da Coalisão de Sindicalistas Negros (CBTU, na sigla em inglês), Terry Melvin, em uma palestra na Convenção de 2023 da CBTU na semana passada, sua 52ª, chamou o perigo de uma “América racista e antidemocrática, ” que quer ver as pessoas negras e de cor “erradicadas de histórias sobre o eu menos do que perfeito da América. ”
 
“Pode vir! ” Melvin declarou, falando da necessidade de evitar a eleição dos potenciais candidatos Republicanos racistas de ultradireita, o governador da Flórida, Ron Desantis e Donald Trump.
 
Mirando em Ron “DeSatan” DeSantis nesse período de eleições primárias, Melvin disse: “Uma minoria paranoica nos quer silenciar em todos os lugares, exceto em um palco ou em uma quadra de basquete. ” Os membros da CBTU responderam deixando claro que não vão ser silenciados.
 
“DeSantis pode ter declarado guerra ao despertar, ” Melvin continuou. DeSantis e a direita radical estão “tornando a ignorância uma arma e repetindo mentiras” como uma estratégia central no “centro da agressão da direita radical na democracia e na nossa presença negra nesse solo, que está saturado com o sangue de nossos ancestrais. ”
 
DeSantis também está alimentando o medo de pessoas de cor, as quais ele está cruelmente mandando do Texas e da Flórida para outros estados, em um ataque violento anti-imigrantes. Ao fazer isso, ele usa seres humanos como peões políticos, e tenta submergir e danificar as economias das cidades do Norte com poucos recursos, que não recebem os fundos federais para imigrantes, que vão para lugares como Texas e Flórida. Ele assinou o projeto de lei do Senado da Flórida 1718 para combater o que a direita caracteriza como “perigosos efeitos da imigração ilegal, causados pelas políticas de fronteira descuidadas do governo federal. ”
 
A legislação faz o uso do E-Verify obrigatório para qualquer empregador com 25 ou mais empregados, impõe penalidades para aqueles empregando imigrantes sem documentos, proíbe governos locais de emitir carteiras de identificação para estrangeiros ilegais, invalida carteiras de identidade emitidas para estrangeiros ilegais em outros estados, e exige que os hospitais coletem e enviem os dados dos custos de fornecer assistência médica para imigrantes sem documentos.
 
Denunciando assassinos racistas, um aumento em “ações radicais perigosas sendo tomadas por governadores Republicanos e legisladores estaduais através do país, ” e uma agenda radical de direita, Melvin e outros palestrantes chamaram por construir a solidariedade mais ampla possível, para derrotar a ultradireita nas primárias e nas eleições que estão vindo.
 
A ultradireita está “começando com o controle da reprodução das mulheres sobre seus corpos, proibindo livros, e ameaçando bibliotecários com multas e prisão, se eles mostram livros proibidos ou outros materiais educacionais, ” disse Melvin. “Eles estão atacando a comunidade trans e negando sua humanidade. Eles estão impondo medidas opressivas para diluir ou suprimir o poder negro na cabine de voto. Eles estão lutando contra restrições sensatas de segurança de armas enquanto normalizam tiroteios em massa.
 
Travando um ataque implacável
 
DeSantis está travando um ataque implacável ao trabalho organizado. Em 9 de maio, ele assinou uma lei “destinada a minar a maioria dos sindicatos do setor público através do estado, sob o disfarce de “proteção de contracheque. ” Esse conceito, que os trabalhadores chamam de “decepção de contracheque, ” é uma lei Republicana anti-trabalhador, comum nacionalmente.
 
De acordo com o Orlando Weekly, essa lei “impõe novas exigências sobre sindicatos representando milhares de moradores da Flórida que trabalham no setor público, de motoristas de ônibus a trabalhadores de saneamento, trabalhadores da saúde pública, bibliotecários, 911 despachantes, funcionários da previdência social, e trabalhadores do governo da cidade e do condado. ”
 
A “proteção” do contracheque proíbe sindicatos de automaticamente coletar a contribuição sindical via deduções da folha de pagamento, mesmo quando o trabalhador concorda. Ela mina a solidariedade de membros do sindicato e a inteira força de trabalho, e deixa os sindicatos com as custas de lutar pelas necessidades dos trabalhadores, mesmo quando esses trabalhadores não estão apoiando o sindicato financeiramente. Batalhas de sucesso exigem finanças confiáveis.
 
DeSantis foca sua defesa para esse projeto de lei minando os sindicatos da educação da Flórida, cujos membros votam regularmente pelos Democratas. Representando mais de 150.000 professores, conselheiros escolares, profissionais de apoio educacional, faculdades de ensino superior, e outras equipes escolares, eles formam um pedaço considerável da força de trabalho do setor público sindicalizada do estado.
 
É perceptível que os “sindicatos representando policiais, bombeiros, agentes penitenciários e de liberdade condicional – que frequentemente apoiam os Republicanos, e doam generosamente para suas campanhas – são isentos da maioria das disposições da legislação. ”
 
A CBTU se comprometeu a educar, organizar e construir a mais ampla solidariedade para lutar contra DeSantis, Trump e a ultradireita. Melvim disse que os trabalhadores “têm que estar preparados” para fazer o que for necessário para derrotar a ultradireita, incluindo lutar para a reeleição de uma chapa Biden/Harris em 2024.
 
Akela Snow, de Maryland disse, “Nós estamos todos em solidariedade. Eu gosto do fato de que eles estão educando a geração mais jovem. Nós temos que os mover para diante. ” No nível local, membros do sindicato vão fazer trabalho educacional porta-a-porta e registro de eleitores, e mobilizar para as eleições de 2024.
 
A necessidade de educar para conter o ataque violento das mentiras da ultradireita e distorções deliberadas das contribuições de pessoas negras e de cor para a história dos EUA também foi um tema através da convenção.
 
A “conspiração da ultradireita de esquecimento e apagamento cultural não é nova para os companheiros negros, mas devemos resistir a ela agora, irmãs e irmãos, ” disse Melvin. “Nós devemos nos levantar e prestar atenção. Nós não vamos desistir. Nós não vamos recuar. Nós não vamos deixar nossa história seguir sem ser contada nesse país.”
 
“Nos disseram que a resistência negra é uma ameaça ao privilégio ou zona de conforto brancos. Bem, que seja isso. Não é meu problema. Nós não estamos contentes em testemunhar pessoas negras não respirando, ou não tendo a permissão de aprender sobre a coragem e conquistas de nossos ancestrais. Ou não ter um lugar à mesa quando nossas vidas e futuro estão em jogo. Não, Irmãs e Irmãos, a CBTU não rola assim. ”
 
“Essa convenção em si é um ato de resistência, ” ele declarou.
 
“Eles nos disseram em 1972 que nós não iríamos sobreviver por cinco anos. Nós não deveríamos apoiar Obama em 2007. E nós não deveríamos ser relevantes, viáveis, e ainda a voz poderosa independente dos trabalhadores negros em 2023. Mas aqui estamos nós, caramba. Eu vou dizer a todos que estão ouvindo… Eu vou defender o que é justo, o que é certo. ”
 
“Nós queremos estar na sala quando as decisões são tomadas – e nós vamos ser parte do grupo (decisivo) de agora em diante. A questão é quem deve liderar a nação não é complicada. ”
 
Para a CBTU, derrotar a ultradireita é uma luta imperativa que exige seu total engajamento agora. Não há tempo a perder.
 
Eric Brooks escreve sobre lutas da classe trabalhadora de seu estado natal de Indiana. Ele está organizando por uma sociedade antirracista que ponha as necessidades das famílias trabalhadoras sobre as dos ricos.
 
Tradução: Luciana Cristina Ruy
Fonte: Peoples World

Últimas de Imprensa

Todas de Imprensa
86,1% dos reajuste salarias tiveram ganho real no primeiro trimestre
Força 19 ABR 2024

86,1% dos reajuste salarias tiveram ganho real no primeiro trimestre

Vídeos 19 ABR 2024

Presidente da Força intensifica luta para fortalecer movimento sindical

Em Brasília, sindicalistas debatem necessidades do setor elétrico nacional
Força 19 ABR 2024

Em Brasília, sindicalistas debatem necessidades do setor elétrico nacional

Eusébio Neto representa trabalhadores no Conselho do SENAC
Força 19 ABR 2024

Eusébio Neto representa trabalhadores no Conselho do SENAC

Sintrabor: Prometeon dificulta a antecipação de acordos coletivos
Força 19 ABR 2024

Sintrabor: Prometeon dificulta a antecipação de acordos coletivos

Projeção de AFT para SP é reduzida; “não vamos abrir mão do contingente”, diz Cissor
Força 19 ABR 2024

Projeção de AFT para SP é reduzida; “não vamos abrir mão do contingente”, diz Cissor

Sindsaúde na posse do Conselho Federal de Enfermagem
Força 19 ABR 2024

Sindsaúde na posse do Conselho Federal de Enfermagem

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%
Força 18 ABR 2024

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%

Servidores públicos debatem financiamento sindical
Força 18 ABR 2024

Servidores públicos debatem financiamento sindical

Mobilização dos Portuários de Santos nesta quinta-feira (18)
Força 18 ABR 2024

Mobilização dos Portuários de Santos nesta quinta-feira (18)

Seminário promove debate sobre o combate ao assédio eleitoral no trabalho
Força 18 ABR 2024

Seminário promove debate sobre o combate ao assédio eleitoral no trabalho

Miguel e Chicão debatem fortalecimento da negociação coletiva
Força 18 ABR 2024

Miguel e Chicão debatem fortalecimento da negociação coletiva

Prevenção de Acidentes do Trabalho: lançada a CANPAT 2024
Saúde e Segurança 18 ABR 2024

Prevenção de Acidentes do Trabalho: lançada a CANPAT 2024

Luiz Marinho e deputado Gastão recebem centrais sindicais
Força 18 ABR 2024

Luiz Marinho e deputado Gastão recebem centrais sindicais

Articulação para atualização do movimento sindical segue em Brasília
Força 18 ABR 2024

Articulação para atualização do movimento sindical segue em Brasília

Dia do Motociclista Profissional em debate no Senado Federal
Força 17 ABR 2024

Dia do Motociclista Profissional em debate no Senado Federal

Sindicalistas debatem temas relacionados à previdência propostos no GT do Setor Químico
Força 17 ABR 2024

Sindicalistas debatem temas relacionados à previdência propostos no GT do Setor Químico

Lideranças da Força Sindical se reúnem com delegação chinesa da ACFTU
Força 17 ABR 2024

Lideranças da Força Sindical se reúnem com delegação chinesa da ACFTU

Após conquistas, Sintrabor exalta organização nos locais de trabalho
Força 17 ABR 2024

Após conquistas, Sintrabor exalta organização nos locais de trabalho

Terceirizada some e unidade de Saúde em Guarulhos fica sem limpeza
Força 17 ABR 2024

Terceirizada some e unidade de Saúde em Guarulhos fica sem limpeza

Reunião do presidente Miguel e assessor jurídico da CNTM
Força 17 ABR 2024

Reunião do presidente Miguel e assessor jurídico da CNTM

Sindnapi reforça divulgação do 1º de Maio Unificado
Força 17 ABR 2024

Sindnapi reforça divulgação do 1º de Maio Unificado

Por que regulamentar a relação entre motoristas de veículos 4 rodas e empresas de aplicativos?
Força 17 ABR 2024

Por que regulamentar a relação entre motoristas de veículos 4 rodas e empresas de aplicativos?

Liberdade sindical sob a ótica dos atos antissindicais em debate
Força 16 ABR 2024

Liberdade sindical sob a ótica dos atos antissindicais em debate

Hoteleiros de Goiás debatem fortalecimento do movimento sindical
Força 16 ABR 2024

Hoteleiros de Goiás debatem fortalecimento do movimento sindical

Ato e Canto pela Vida será domingo (28); confira programação
Força 16 ABR 2024

Ato e Canto pela Vida será domingo (28); confira programação

Veja fotos do Lançamento do 1º de Maio Unitário
Imagem do dia 16 ABR 2024

Veja fotos do Lançamento do 1º de Maio Unitário

Portuários fazem mobilização no Porto de Santos, nesta quinta (18)
Força 16 ABR 2024

Portuários fazem mobilização no Porto de Santos, nesta quinta (18)

Faça a sua inscrição e participe do 8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical
Força 16 ABR 2024

Faça a sua inscrição e participe do 8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical

Presidente Miguel Torres ressalta importância do Intercâmbio Sindical Brasil e China
Força 16 ABR 2024

Presidente Miguel Torres ressalta importância do Intercâmbio Sindical Brasil e China

Aguarde! Carregando mais artigos...