Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
29 MAI 2024

Imagem do dia

Presidente da Força Sindical, Miguel Torres, participou, nesta terça-feira (28), do evento onde o presidente Lula sancionou a Lei que institui o Programa Depreciação Acelerada para modernização da indústria nacional. Veja fotos do evento com presidente Lula

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Imprensa

EUA: sindicalistas negros prometem pressionar por justiça racial e democracia

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Imprensa

EUA: sindicalistas negros prometem pressionar por justiça racial e democracia

EUA: sindicalistas negros prometem pressionar por justiça racial e democracia
O presidente da Coalisão de Sindicalistas Negros (CBTU, na sigla em inglês), Terry Melvin, em uma palestra na Convenção de 2023 da CBTU na semana passada, sua 52ª, chamou o perigo de uma “América racista e antidemocrática, ” que quer ver as pessoas negras e de cor “erradicadas de histórias sobre o eu menos do que perfeito da América. ”
 
“Pode vir! ” Melvin declarou, falando da necessidade de evitar a eleição dos potenciais candidatos Republicanos racistas de ultradireita, o governador da Flórida, Ron Desantis e Donald Trump.
 
Mirando em Ron “DeSatan” DeSantis nesse período de eleições primárias, Melvin disse: “Uma minoria paranoica nos quer silenciar em todos os lugares, exceto em um palco ou em uma quadra de basquete. ” Os membros da CBTU responderam deixando claro que não vão ser silenciados.
 
“DeSantis pode ter declarado guerra ao despertar, ” Melvin continuou. DeSantis e a direita radical estão “tornando a ignorância uma arma e repetindo mentiras” como uma estratégia central no “centro da agressão da direita radical na democracia e na nossa presença negra nesse solo, que está saturado com o sangue de nossos ancestrais. ”
 
DeSantis também está alimentando o medo de pessoas de cor, as quais ele está cruelmente mandando do Texas e da Flórida para outros estados, em um ataque violento anti-imigrantes. Ao fazer isso, ele usa seres humanos como peões políticos, e tenta submergir e danificar as economias das cidades do Norte com poucos recursos, que não recebem os fundos federais para imigrantes, que vão para lugares como Texas e Flórida. Ele assinou o projeto de lei do Senado da Flórida 1718 para combater o que a direita caracteriza como “perigosos efeitos da imigração ilegal, causados pelas políticas de fronteira descuidadas do governo federal. ”
 
A legislação faz o uso do E-Verify obrigatório para qualquer empregador com 25 ou mais empregados, impõe penalidades para aqueles empregando imigrantes sem documentos, proíbe governos locais de emitir carteiras de identificação para estrangeiros ilegais, invalida carteiras de identidade emitidas para estrangeiros ilegais em outros estados, e exige que os hospitais coletem e enviem os dados dos custos de fornecer assistência médica para imigrantes sem documentos.
 
Denunciando assassinos racistas, um aumento em “ações radicais perigosas sendo tomadas por governadores Republicanos e legisladores estaduais através do país, ” e uma agenda radical de direita, Melvin e outros palestrantes chamaram por construir a solidariedade mais ampla possível, para derrotar a ultradireita nas primárias e nas eleições que estão vindo.
 
A ultradireita está “começando com o controle da reprodução das mulheres sobre seus corpos, proibindo livros, e ameaçando bibliotecários com multas e prisão, se eles mostram livros proibidos ou outros materiais educacionais, ” disse Melvin. “Eles estão atacando a comunidade trans e negando sua humanidade. Eles estão impondo medidas opressivas para diluir ou suprimir o poder negro na cabine de voto. Eles estão lutando contra restrições sensatas de segurança de armas enquanto normalizam tiroteios em massa.
 
Travando um ataque implacável
 
DeSantis está travando um ataque implacável ao trabalho organizado. Em 9 de maio, ele assinou uma lei “destinada a minar a maioria dos sindicatos do setor público através do estado, sob o disfarce de “proteção de contracheque. ” Esse conceito, que os trabalhadores chamam de “decepção de contracheque, ” é uma lei Republicana anti-trabalhador, comum nacionalmente.
 
De acordo com o Orlando Weekly, essa lei “impõe novas exigências sobre sindicatos representando milhares de moradores da Flórida que trabalham no setor público, de motoristas de ônibus a trabalhadores de saneamento, trabalhadores da saúde pública, bibliotecários, 911 despachantes, funcionários da previdência social, e trabalhadores do governo da cidade e do condado. ”
 
A “proteção” do contracheque proíbe sindicatos de automaticamente coletar a contribuição sindical via deduções da folha de pagamento, mesmo quando o trabalhador concorda. Ela mina a solidariedade de membros do sindicato e a inteira força de trabalho, e deixa os sindicatos com as custas de lutar pelas necessidades dos trabalhadores, mesmo quando esses trabalhadores não estão apoiando o sindicato financeiramente. Batalhas de sucesso exigem finanças confiáveis.
 
DeSantis foca sua defesa para esse projeto de lei minando os sindicatos da educação da Flórida, cujos membros votam regularmente pelos Democratas. Representando mais de 150.000 professores, conselheiros escolares, profissionais de apoio educacional, faculdades de ensino superior, e outras equipes escolares, eles formam um pedaço considerável da força de trabalho do setor público sindicalizada do estado.
 
É perceptível que os “sindicatos representando policiais, bombeiros, agentes penitenciários e de liberdade condicional – que frequentemente apoiam os Republicanos, e doam generosamente para suas campanhas – são isentos da maioria das disposições da legislação. ”
 
A CBTU se comprometeu a educar, organizar e construir a mais ampla solidariedade para lutar contra DeSantis, Trump e a ultradireita. Melvim disse que os trabalhadores “têm que estar preparados” para fazer o que for necessário para derrotar a ultradireita, incluindo lutar para a reeleição de uma chapa Biden/Harris em 2024.
 
Akela Snow, de Maryland disse, “Nós estamos todos em solidariedade. Eu gosto do fato de que eles estão educando a geração mais jovem. Nós temos que os mover para diante. ” No nível local, membros do sindicato vão fazer trabalho educacional porta-a-porta e registro de eleitores, e mobilizar para as eleições de 2024.
 
A necessidade de educar para conter o ataque violento das mentiras da ultradireita e distorções deliberadas das contribuições de pessoas negras e de cor para a história dos EUA também foi um tema através da convenção.
 
A “conspiração da ultradireita de esquecimento e apagamento cultural não é nova para os companheiros negros, mas devemos resistir a ela agora, irmãs e irmãos, ” disse Melvin. “Nós devemos nos levantar e prestar atenção. Nós não vamos desistir. Nós não vamos recuar. Nós não vamos deixar nossa história seguir sem ser contada nesse país.”
 
“Nos disseram que a resistência negra é uma ameaça ao privilégio ou zona de conforto brancos. Bem, que seja isso. Não é meu problema. Nós não estamos contentes em testemunhar pessoas negras não respirando, ou não tendo a permissão de aprender sobre a coragem e conquistas de nossos ancestrais. Ou não ter um lugar à mesa quando nossas vidas e futuro estão em jogo. Não, Irmãs e Irmãos, a CBTU não rola assim. ”
 
“Essa convenção em si é um ato de resistência, ” ele declarou.
 
“Eles nos disseram em 1972 que nós não iríamos sobreviver por cinco anos. Nós não deveríamos apoiar Obama em 2007. E nós não deveríamos ser relevantes, viáveis, e ainda a voz poderosa independente dos trabalhadores negros em 2023. Mas aqui estamos nós, caramba. Eu vou dizer a todos que estão ouvindo… Eu vou defender o que é justo, o que é certo. ”
 
“Nós queremos estar na sala quando as decisões são tomadas – e nós vamos ser parte do grupo (decisivo) de agora em diante. A questão é quem deve liderar a nação não é complicada. ”
 
Para a CBTU, derrotar a ultradireita é uma luta imperativa que exige seu total engajamento agora. Não há tempo a perder.
 
Eric Brooks escreve sobre lutas da classe trabalhadora de seu estado natal de Indiana. Ele está organizando por uma sociedade antirracista que ponha as necessidades das famílias trabalhadoras sobre as dos ricos.
 
Tradução: Luciana Cristina Ruy
Fonte: Peoples World

Últimas de Imprensa

Todas de Imprensa
Químicos de Rio Claro fazem Curso de Fortalecimento da CIPA
Força 12 JUN 2024

Químicos de Rio Claro fazem Curso de Fortalecimento da CIPA

Centrais debatem prioridades dos trabalhadores com Alckmin
Força 12 JUN 2024

Centrais debatem prioridades dos trabalhadores com Alckmin

Vídeos 12 JUN 2024

Miguel Torres e Nilton Neco dão o recado direto da 112ª Conferência da OIT

Santos: Sindest quer aumentar efetivo de servidores com reforma administrativa
Força 11 JUN 2024

Santos: Sindest quer aumentar efetivo de servidores com reforma administrativa

Defendemos a criação de um programa emergencial robusto
Artigos 11 JUN 2024

Defendemos a criação de um programa emergencial robusto

Cerca de 78% das greves foram para manter direitos em 2023
Força 11 JUN 2024

Cerca de 78% das greves foram para manter direitos em 2023

Postos de combustíveis devem fornecer PPP aos funcionários
Força 11 JUN 2024

Postos de combustíveis devem fornecer PPP aos funcionários

Salário mínimo atual é 5 vezes menor que o necessário
Imprensa 11 JUN 2024

Salário mínimo atual é 5 vezes menor que o necessário

MTE inclui 19 novas profissões na Classificação Brasileira de Ocupações
Imprensa 10 JUN 2024

MTE inclui 19 novas profissões na Classificação Brasileira de Ocupações

Presidente da Força, Miguel Torres, defende fortalecimento das negociações coletivas na OIT
Força 10 JUN 2024

Presidente da Força, Miguel Torres, defende fortalecimento das negociações coletivas na OIT

Fórum Estadual da Liberdade Sindical realiza audiência coletiva
Imprensa 10 JUN 2024

Fórum Estadual da Liberdade Sindical realiza audiência coletiva

112ª Conferência Internacional da OIT – agenda de 10 de junho
Força 10 JUN 2024

112ª Conferência Internacional da OIT – agenda de 10 de junho

Dívidas de famílias atingem maior nível desde novembro de 2022: 78,8%
Imprensa 10 JUN 2024

Dívidas de famílias atingem maior nível desde novembro de 2022: 78,8%

O alimento indigesto da semeadura
Artigos 10 JUN 2024

O alimento indigesto da semeadura

Trabalhadores intensificam mobilização durante Conferência da OIT
Força 10 JUN 2024

Trabalhadores intensificam mobilização durante Conferência da OIT

Miguel Torres defenderá luta dos trabalhadores na OIT
Força 8 JUN 2024

Miguel Torres defenderá luta dos trabalhadores na OIT

Sindicalistas debatem reindustrialização do Brasil
Força 7 JUN 2024

Sindicalistas debatem reindustrialização do Brasil

SINPOSPETRO-RJ luta por aumento real para frentistas do RJ
Força 7 JUN 2024

SINPOSPETRO-RJ luta por aumento real para frentistas do RJ

Aposentados: SINDNAPI é a entidade com menor índice de reclamação, diz TCU
Força 7 JUN 2024

Aposentados: SINDNAPI é a entidade com menor índice de reclamação, diz TCU

Químicos da Força debatem desafios do movimento sindical
Força 7 JUN 2024

Químicos da Força debatem desafios do movimento sindical

OIT alerta: crises podem afetar avanços no mundo do trabalho
Imprensa 7 JUN 2024

OIT alerta: crises podem afetar avanços no mundo do trabalho

MTE atualiza multas trabalhistas para 2024; saiba novos valores
Imprensa 6 JUN 2024

MTE atualiza multas trabalhistas para 2024; saiba novos valores

Lei para motoristas de app pode mudar futuro do trabalho
Imprensa 6 JUN 2024

Lei para motoristas de app pode mudar futuro do trabalho

Segurança e medicina do trabalho em debate na Força Sindical
Força 6 JUN 2024

Segurança e medicina do trabalho em debate na Força Sindical

Trabalhadores da Construção Pesada podem deflagrar greve em toda Bahia
Força 6 JUN 2024

Trabalhadores da Construção Pesada podem deflagrar greve em toda Bahia

Sindnapi deverá ser protagonista no debate sobre a Previdência Social
Artigos 6 JUN 2024

Sindnapi deverá ser protagonista no debate sobre a Previdência Social

Secretário-geral da Força participa de debate sobre reindustrialização do Brasil
Força 6 JUN 2024

Secretário-geral da Força participa de debate sobre reindustrialização do Brasil

Mobilização em solidariedade ao RS continua
Força 6 JUN 2024

Mobilização em solidariedade ao RS continua

Todo apoio à Conalis
Artigos 6 JUN 2024

Todo apoio à Conalis

SINPOSPETRO-RJ oferece serviço e garante economia ao trabalhador
Força 6 JUN 2024

SINPOSPETRO-RJ oferece serviço e garante economia ao trabalhador

Aguarde! Carregando mais artigos...