Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
11 AGO 2026

Imagem do dia

Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1

Atos pelo fim da escala 6x1 mobilizam estadosTrabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.

Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.

As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.

Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.

Atos nos estados

No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.

Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.

Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.

Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.

Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.

Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.

São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.

Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.

Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.

Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Imprensa

Timbó (SC): Trabalhadores querem aumento real de salário maior

terça-feira, 21 de junho de 2011

Imprensa

Timbó (SC): Trabalhadores querem aumento real de salário maior

Sindicato Patronal contraria decisão dos trabalhadores e recomenda que empresas aplicam o aumento de 7,5% Os trabalhadores do setor metalúrgico, metal mecânico e do material elétrico de Timbó e região estiveram reunidos no sábado, dia 18 de junho para deliberar sobre as decisões a serem tomadas devido à intransigência do Sindicato Patronal em não aceitar as negociações propostas.

Durante a Assembleia Geral dos Trabalhadores da categoria representada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Timbó e Região – Stimmmet, foi sugerido pelos trabalhadores presentes, inicialmente promover mobilização no setor produtivo. Na oportunidade, a diretoria do Sindicato explanou sobre seus efeitos e conseqüências.

Após os diversos pronunciamentos, tanto dos trabalhadores presentes, como dos representantes do Sindicato ficou definido que seria formalizada a Convenção Coletiva de Trabalho até amanhã, dia 22 de junho, com a aplicação do percentual de 8% e piso salarial de R$ 830,00 após período de experiência de no máximo 90 dias, com efeito retroativo para maio de 2011. De acordo com o presidente do Stimmmet, Walter Horstmann, ficou definido ainda que será ingressado com o processo de Dissídio Coletivo de Trabalho e que qualquer interesse de negociações após o dia 22 de junho, o percentual que poderá ser negociado é de 8,42%. “Mesmo após ingressar com o processo de Dissídio Coletivo de Trabalho, a Assembleia sugeriu a Diretoria do Sindicato de Classe propor Acordos Coletivos com as empresas interessadas desde que respeitado o percentual de reajuste de 8,42%”, observa Horstmann.

A carta com as definições da assembléia foram encaminhadas ao Sindicato Patronal que em resposta, repassou um comunicado às empresas associadas recomendando o reajuste salarial de 7,5%, com efeito exclusivo sobre os salários de maio de 2011.

A direção do Stimmmet entende que esse comunicado contraria a categoria dos trabalhadores que reuniram-se em assembléia e votaram por um aumento de salário maior. “O comunicado contraria a decisão dos trabalhadores do setor que em várias reuniões não aceitaram o aumento de 7,5% e que agora foi imposto pelo Sindicato Patronal”, destaca o gerente administrativo do Stimmmet, Marcelo Luiz Ferrari.

Segundo o presidente, o Stimmmet é um mero negociador da vontade dos trabalhadores, que são mais de cinco mil em Timbó e região. Horstmann afirma que a recomendação do Sindicato Patronal às empresas associadas em não proceder qualquer negociação isolada com o Sindical Laboral fero o principio da Livre Negociação, contraria a Assembleia Geral dos Trabalhadores e também a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores que jamais se absteve de negociar, tanto com o Sindicato Patronal quanto com as empresas através de acordos coletivos.

“Em reunião realizada no dia 15 de junho, com o mediador da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Blumenau, o próprio Sindicato Patronal não avançou nas negociações e também não concordou com o ajuizamento do Dissídio Coletivo de Trabalho”, observa o presidente ao afirmar que apesar desta posição do Sindicato Patronal o Stimmmet não esta fechado para nenhuma negociação, tanto com o Sindicato Patronal, como com as empresas.

Senai oferece cursos gratuitos

TIMBÓ/INDAIAL – Os interessados em fazer cursos de qualificação têm mais uma oportunidade. O serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai abriu ontem, dia 20 de junho e seguem até o dia 8 de julho, as inscrições para os cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial que acontecem no segundo semestre de 2011.

Segundo o responsável pelo setor de Relações com o Mercado, do Senai em Indaial e Timbó, Marco Aurélio Sandri os interessados em inscrever-se devem comparecer pessoalmente a uma das escolas do Senai – Timbó ou Indaial para preencher o formulário. Para efetuar a inscrição é preciso ter em mãos identidade, CPF e comprovante de endereço.

Sandri destaca ainda que os estão sendo abertas as inscrições para os seguintes cursos de Aprendizagem Industrial: na Escola do Senai em Timbó o curso é de Eletricista de Manutenção, no período vespertino, com a oferta de 30 vagas; na Escola do Senai de Indaial as inscrições são para o curso de Torneiro Mecânico, no período matutino, com a oferta de 30 vagas.

A prova destinada ao processo seletivo está prevista para ser aplicada no dia 12 de julho. Para efetuar a inscrições o interessado deve ter entre 14 anos e 22 anos incompletos, salvo para candidatos portadores de necessidades especiais e ter cursado ou estar cursando a 7ª Série do Ensino Fundamental.

A escola Senai de Timbó está localizada na rua Duque de Caxias, 830 – 3º Andar – Centro, mais informações pelo telefone (47) 3394-1716 ou pelo e-mail: timbo@sc.senai.br . Já em Indaial a Escola do Senai está localizada na rua Vereador Alvin Rauh Junior, 378, no bairro das Nações, mais informações através do telefone (47) 3281-6400 ou pelo e-mail: indaial@sc.senai.br .

Fonte: Jornal do Médio Vale

Últimas de Imprensa

Todas de Imprensa
Convenção beneficia cerca de 100 mil frentistas em SP
Força 12 AGO 2026

Convenção beneficia cerca de 100 mil frentistas em SP

Congresso da FEQUIMFAR debate trabalho e democracia
Força 12 AGO 2026

Congresso da FEQUIMFAR debate trabalho e democracia

Sintepav-BA cria canal exclusivo para denúncias
Força 12 AGO 2026

Sintepav-BA cria canal exclusivo para denúncias

Borracheiros doam alimentos para vítimas na Venezuela
Força 12 AGO 2026

Borracheiros doam alimentos para vítimas na Venezuela

Metalúrgicos de SP aprovam pauta da Campanha Salarial 2026
Força 12 AGO 2026

Metalúrgicos de SP aprovam pauta da Campanha Salarial 2026

Atos pelo fim da escala 6×1 mobilizam estados
Força 11 AGO 2026

Atos pelo fim da escala 6×1 mobilizam estados

CONTER-SP debate saúde mental, tecnologia e emprego
Força 11 AGO 2026

CONTER-SP debate saúde mental, tecnologia e emprego

Plano Verão registra 1,4 mil horas de medição
Força 11 AGO 2026

Plano Verão registra 1,4 mil horas de medição

Sinpospetro RJ amplia pressão por ganho real
Força 11 AGO 2026

Sinpospetro RJ amplia pressão por ganho real

Metalúrgicos de SP recebem o candidato Fernando Haddad
Força 11 AGO 2026

Metalúrgicos de SP recebem o candidato Fernando Haddad

Sindec-POA cria espaço de acolhimento para comerciárias
Força 10 AGO 2026

Sindec-POA cria espaço de acolhimento para comerciárias

11º Congresso da FEQUIMFAR debate desafios do trabalho
Força 10 AGO 2026

11º Congresso da FEQUIMFAR debate desafios do trabalho

A luta agora é no Senado!
Palavra do Presidente 10 AGO 2026

A luta agora é no Senado!

Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1
Força 10 AGO 2026

Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1

SinSaúdeSP lança nova edição de boletim com conquistas, ações sindicais e atuação internacional
Força 10 AGO 2026

SinSaúdeSP lança nova edição de boletim com conquistas, ações sindicais e atuação internacional

10 de Agosto – Dia de mobilização para pressionar o Senado
Força 10 AGO 2026

10 de Agosto – Dia de mobilização para pressionar o Senado

Reunião com Boulos fortalece luta pela redução da jornada
Força 7 AGO 2026

Reunião com Boulos fortalece luta pela redução da jornada

Plano Verão reforça proteção contra calor no trabalho
Força 7 AGO 2026

Plano Verão reforça proteção contra calor no trabalho

SISPESP debate futuro do serviço público no SUBRAC 2026
Força 7 AGO 2026

SISPESP debate futuro do serviço público no SUBRAC 2026

Fiscalização do Sindec-POA garante direitos após denúncias
Força 7 AGO 2026

Fiscalização do Sindec-POA garante direitos após denúncias

Sintepav-BA conquista serviço de telemedicina para trabalhadores da construção pesada
Força 7 AGO 2026

Sintepav-BA conquista serviço de telemedicina para trabalhadores da construção pesada

Aposentados da Pirelli contestam alta no convênio médico
Força 7 AGO 2026

Aposentados da Pirelli contestam alta no convênio médico

Ato do dia 10 reforça luta pelo fim da escala 6×1
Força 7 AGO 2026

Ato do dia 10 reforça luta pelo fim da escala 6×1

FEESSEMG reforça mobilização após assembleia sobre ACT
Força 6 AGO 2026

FEESSEMG reforça mobilização após assembleia sobre ACT

Projeto certifica refugiados para atuar na hospitalidade
Força 6 AGO 2026

Projeto certifica refugiados para atuar na hospitalidade

Força Sindical SP organiza mobilização para ato de 10 de agosto
Força 6 AGO 2026

Força Sindical SP organiza mobilização para ato de 10 de agosto

Dia 10 terá mobilização nacional pela jornada de 40 horas
Força 6 AGO 2026

Dia 10 terá mobilização nacional pela jornada de 40 horas

NOTA SOBRE A TAXA SELIC
Força 5 AGO 2026

NOTA SOBRE A TAXA SELIC

Sindicalistas apresentam pautas a Simone Tebet em São Paulo
Força 5 AGO 2026

Sindicalistas apresentam pautas a Simone Tebet em São Paulo

Eletricitários reforçam mobilização pelo fim da escala 6×1
Força 5 AGO 2026

Eletricitários reforçam mobilização pelo fim da escala 6×1

Aguarde! Carregando mais artigos...