Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Imprensa
Timbó (SC): Trabalhadores querem aumento real de salário maior
terça-feira, 21 de junho de 2011
Imprensa
Durante a Assembleia Geral dos Trabalhadores da categoria representada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Timbó e Região – Stimmmet, foi sugerido pelos trabalhadores presentes, inicialmente promover mobilização no setor produtivo. Na oportunidade, a diretoria do Sindicato explanou sobre seus efeitos e conseqüências.
Após os diversos pronunciamentos, tanto dos trabalhadores presentes, como dos representantes do Sindicato ficou definido que seria formalizada a Convenção Coletiva de Trabalho até amanhã, dia 22 de junho, com a aplicação do percentual de 8% e piso salarial de R$ 830,00 após período de experiência de no máximo 90 dias, com efeito retroativo para maio de 2011. De acordo com o presidente do Stimmmet, Walter Horstmann, ficou definido ainda que será ingressado com o processo de Dissídio Coletivo de Trabalho e que qualquer interesse de negociações após o dia 22 de junho, o percentual que poderá ser negociado é de 8,42%. “Mesmo após ingressar com o processo de Dissídio Coletivo de Trabalho, a Assembleia sugeriu a Diretoria do Sindicato de Classe propor Acordos Coletivos com as empresas interessadas desde que respeitado o percentual de reajuste de 8,42%”, observa Horstmann.
A carta com as definições da assembléia foram encaminhadas ao Sindicato Patronal que em resposta, repassou um comunicado às empresas associadas recomendando o reajuste salarial de 7,5%, com efeito exclusivo sobre os salários de maio de 2011.
A direção do Stimmmet entende que esse comunicado contraria a categoria dos trabalhadores que reuniram-se em assembléia e votaram por um aumento de salário maior. “O comunicado contraria a decisão dos trabalhadores do setor que em várias reuniões não aceitaram o aumento de 7,5% e que agora foi imposto pelo Sindicato Patronal”, destaca o gerente administrativo do Stimmmet, Marcelo Luiz Ferrari.
Segundo o presidente, o Stimmmet é um mero negociador da vontade dos trabalhadores, que são mais de cinco mil em Timbó e região. Horstmann afirma que a recomendação do Sindicato Patronal às empresas associadas em não proceder qualquer negociação isolada com o Sindical Laboral fero o principio da Livre Negociação, contraria a Assembleia Geral dos Trabalhadores e também a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores que jamais se absteve de negociar, tanto com o Sindicato Patronal quanto com as empresas através de acordos coletivos.
“Em reunião realizada no dia 15 de junho, com o mediador da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Blumenau, o próprio Sindicato Patronal não avançou nas negociações e também não concordou com o ajuizamento do Dissídio Coletivo de Trabalho”, observa o presidente ao afirmar que apesar desta posição do Sindicato Patronal o Stimmmet não esta fechado para nenhuma negociação, tanto com o Sindicato Patronal, como com as empresas.
Senai oferece cursos gratuitos
TIMBÓ/INDAIAL – Os interessados em fazer cursos de qualificação têm mais uma oportunidade. O serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai abriu ontem, dia 20 de junho e seguem até o dia 8 de julho, as inscrições para os cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial que acontecem no segundo semestre de 2011.
Segundo o responsável pelo setor de Relações com o Mercado, do Senai em Indaial e Timbó, Marco Aurélio Sandri os interessados em inscrever-se devem comparecer pessoalmente a uma das escolas do Senai – Timbó ou Indaial para preencher o formulário. Para efetuar a inscrição é preciso ter em mãos identidade, CPF e comprovante de endereço.
Sandri destaca ainda que os estão sendo abertas as inscrições para os seguintes cursos de Aprendizagem Industrial: na Escola do Senai em Timbó o curso é de Eletricista de Manutenção, no período vespertino, com a oferta de 30 vagas; na Escola do Senai de Indaial as inscrições são para o curso de Torneiro Mecânico, no período matutino, com a oferta de 30 vagas.
A prova destinada ao processo seletivo está prevista para ser aplicada no dia 12 de julho. Para efetuar a inscrições o interessado deve ter entre 14 anos e 22 anos incompletos, salvo para candidatos portadores de necessidades especiais e ter cursado ou estar cursando a 7ª Série do Ensino Fundamental.
A escola Senai de Timbó está localizada na rua Duque de Caxias, 830 – 3º Andar – Centro, mais informações pelo telefone (47) 3394-1716 ou pelo e-mail: timbo@sc.senai.br . Já em Indaial a Escola do Senai está localizada na rua Vereador Alvin Rauh Junior, 378, no bairro das Nações, mais informações através do telefone (47) 3281-6400 ou pelo e-mail: indaial@sc.senai.br .