Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Paulo Pereira da Silva
Por moradias dignas e pelo emprego!
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Paulo Pereira da Silva
A questão da moradia em nosso País é um problema muito sério. É comum encontrarmos, Brasil afora, casas simples construídas irregularmente na beira de rios e áreas de mananciais, casas dependuradas nas encostas de morros, sujeitas a todo tipo de intempéries climáticas, de secas prolongadas a tempestades, de enchentes a deslizamentos de terra.
É claro que aquelas pessoas que se sujeitam a morar nesses locais são justamente aquelas menos providas de posses, pessoas mais simples e vulneráveis que, sem escolha, expõem-se, com suas famílias, a incontáveis situações de risco apenas para ter um lugar onde morar.
A Força Sindical sempre defendeu a construção de moradias dignas, voltadas às famílias de menor renda, a manutenção dos empregos e a criação de postos de trabalho. Sabemos que é uma luta árdua, mas que tem de ser levada adiante. Entendemos que o governo tem de facilitar o acesso dos mais pobres ao crédito para a compra ou construção de imóveis, assim como criar programas que valorizem e estimulem o emprego, façam retornar os investimentos e fomentem a produção e o consumo, enterrando assim, de vez, a recessão econômica que nos aflige.
Valorizar o trabalhador, permitindo que ele tenha sua própria casa, popular ou não – lembramos que popular não significa mal feita –, representa valorizar todo o povo brasileiro, batalhador voraz e incansável na busca de melhores dias.
O governo tem de voltar seus olhos para os menos afortunados. Olhar por aqueles que acordam cedo todos os dias, pegam condução lotada e trabalham horas a fio buscando o sustento dos seus, sem saber se no dia de amanhã ainda estarão empregados. Até porque são eles quem, efetivamente, constroem a riqueza do País.
A nossa luta por moradias dignas e pelo emprego não vai cessar. Acreditamos num País melhor e mais justo socialmente, e abraçamos esta causa. O trabalhador precisa ter um lugar para onde retornar, onde descansar, onde possa ficar ao lado dos seus, sonhando e realizando seu sonho.
Esta é a nossa aposta, e é por ela que lutamos!
Paulo Pereira da Silva – Paulinho
Presidente da Força Sindical e deputado federal





























