Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Saúde
Central destaca importância da campanha Postos de Saúde 24h em Seminário
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
Saúde
A Força Sindical-RS acompanhou ontem (17) o Seminário Saúde – Um bem que se quer, promovido pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM) da Câmara Municipal de Porto Alegre. O evento enfocou os 25 anos de luta na construção do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil e temas de relevância em Saúde Pública.
O diretor Marcelo Furtado participou do Seminário de Saúde no Legislativo da Capital, defendendo a campanha dos Postos de Saúde 24 horas. Claudio Correa representou o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec/POA) e também acompanhou a participação da Central.
“A Central defende o Trabalho Decente que inclui transporte de qualidade, segurança, educação e principalmente a prestação de serviços da saúde com qualidade”, disse o diretor Marcelo Furtado, que aproveitou a oportunidade para anunciar a audiência pública na quarta-feira (18/9) para resolver a situação dos 387 trabalhadores demitidos do Instituto de Cardiologia.
A campanha da Central pela abertura dos Postos de Saúde 24h também foi destaque na fala do diretor. ‘Temos mais de 100 mil assinaturas no abaixo-assinado para os Postos de Saúde 24 horas por dia, inclusive finais de semana e feriados. Quem ganha é a população!”, salientou.
O sindicalista e vereador, Clàudio Janta, comentou no seminário a emenda de sua autoria aprovada no Plano Plurianual (PPA) do Município, que prevê investimento de R$ 14 milhões para a implementação dos Postos de Saúde 24 horas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Capital e informou o avanço da proposta também aprovada na CEFOR da Câmara Municipal para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que ainda será votada em plenário.
‘Importante promover este debate sobre a Saúde que queremos em Porto Alegre, onde os Postos de Saúde fecham às 17h e não abrem em final de semana. Acreditamos que o investimento da Saúde 24h é apenas um dos passos que devemos dar para melhorar o acesso e o atendimento, mas com certeza deve ajudar o trabalhador e sua família e diminuir as filas, trazendo dignidade ao atendimento’, afirmou Janta.