Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Vídeos
1º de Maio: dia de luta e reflexão
terça-feira, 22 de abril de 2025
Vídeos
O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, gravou o vídeo desta terça-feira (22), convocando todos os sindicatos filiados em todo o Brasil para fazerem parte das comemorações do 1º de Maio.
Ele lembrou a importância do 1º de Maio deste ano que o tema é unificado com as centrais sindicais, com uma pauta que o movimento sindical elaborou nesses anos de luta e que será apreciada, lógico, em todos os 1º de maio.
“É importante divulgar a nossa pauta, mostrar aos trabalhadores a importância da participação no 1º de Maio, em cada cidade que puder fazer”, disse o dirigente sindical.
Em São Paulo, o sindicalista ressalta que o 1º de Maio voltará à Praça Campos de Bagatelle.
“Temos certeza que será o maior 1º de Maio do mundo, de novo, com as centrais sindicais unidas nessa pauta, muito importante para os trabalhadores. Esse evento vai fortalecer ainda mais a unidade dos trabalhadores para avançar e garantir os direitos e as conquistas. “Por isso, 1º de maio é um dia de luta, de participação e de reflexão. Venha, traga sua família, participe, vamos ter em todo o Brasil essa unidade da central e sindical.”
Assista a íntegra do vídeo:
Leia também: Nota de pesar pela morte do papa Francisco





























