Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
1º de Maio
Centrais sindicais realizam a maior festa mundial do Dia do Trabalhador
quinta-feira, 7 de março de 2013
1º de Maio
O 1º de Maio Unificado é um megaevento nacional que reúne, todos os anos, milhares de trabalhadores, além de lideranças sindicais e políticas na capital paulista. Já a caminho de sua 16ª edição e reconhecido como a maior comemoração mundial do Dia do Trabalhador, é realizado pela Força Sindical e pelas centrais CTB, NCST e UGT.
O objetivo do evento é reunir pessoas em comemoração à histórica data do 1º de Maio, refletindo sobre os avanços obtidos e definindo novos direitos a serem conquistados pelos trabalhadores. Por isso, todos os anos, as centrais sindicais aprovam no evento uma lista de prioridades para o movimento sindical, chamada Pauta Trabalhista.
O 1º de Maio é ainda uma grande vitrine do movimento sindical, ajudando a envolver melhor a sociedade nas questões trabalhistas. Da mesma forma, a comemoração fortifica a luta sindical por aproximar atores políticos – de diferentes partidos e das mais diversas esferas de governo – na defesa dos interesses da classe trabalhadora.
O evento envolve todos os anos um público de mais de 1 milhão de pessoas, segundo dados oficiais da Polícia Militar. Para chegar a esses números, o evento evolui ano a ano em formato e estrutura.
Em 2012, por exemplo, foram 12 horas de espetáculo, com apresentações de 16 novos talentos e 23 artistas de sucesso nacional, como Paula Fernandes, Luan Santana, Latino, Leonardo, Eduardo Costa e Victor e Léo. Outros atrativos foram 15 carros zero quilômetro e um caminhão de prêmios, sorteados entre os participantes.