Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
A experiência mostra: Conquistamos através da Luta!
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Artigos
Após árdua negociação o Sinprafarmas Baixada Santista conquista o vale refeição para os empregados da Rede Poupafarma, além de uma indenização pelos vales não pagos.
Inconformados com a intransigência dos patrões que durante anos vinham se recusando a negociar o vale refeição, os trabalhadores da Baixada Santista, resolveram unir-se e lutar com todas as suas forças para conquistar o benefício. Assim, o sindicato não participou da negociação estadual efetuada pela Fecomerciários, tentando uma negociação separada para sua região. Infelizmente, os patrões recusaram-se a negociar, obrigando o Sinprafarmas a entrar na Justiça do Trabalho, com o dissídio coletivo da categoria.
Passados sete meses, a ação espera por uma data para ser julgada, deixando uma grande parte da categoria em compasso de espera. Uma grande parte, porque a rede Poupafarma, se dispos a negociar separadamente.
Assim, após cinco meses de árduas reuniões com a rede, o Sinprafarmas Baixada Santista, conseguiu fechar um acordo que atende aos anseios dos trabalhadores, abrangendo as seguintes empresas: W2G2 S/A, Rede Nacional de Drogarias S/A, S&C Drogaria Ltda, EWS Farma Com. Prod. Farmacêuticos Ltda.
Desse modo, as empresas fornecerão aos seus empregados o Vale Refeição Mensal no valor de R$ 180,00 a partir de 1º de dezembro de 2012, por meio de cartões com créditos, mediante participação financeira dos empregados de 10% mensais, descontados em holerite. O sindicato também conquistou um valor a título de indenização pelos vales não pagos, cuja partilha entre os empregados já está sendo paga em duas parcelas.
Esta é uma vitória expressiva de nosso Sindicato, que conseguiu viabilizar para os práticos de farmácia da Poupafarma uma das mais antigas reivindicações da categoria, em uma luta exclusiva dos trabalhadores da Baixada Santista, apoiada pela Força Sindical e Fecomerciários.
A ação na justiça continua e, embora a espera seja desgastante, sempre é bom lembrar que a experiência histórica dos trabalhadores nos mostra que a única maneira de conquistar as reivindicações é através da união que gera a força para a luta. Temos plena convicção de que os resultados serão satisfatórios para os trabalhadores.
Jaime Porto, presidente Sinprafarmas Baixada Santista