Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Informação sobre Aids também na escola
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
Artigos
O Boletim Epidemiológico 2007 – divulgado pelo Ministério da Saúde em 21 de novembro – mostra o quão a Aids é ainda um problema preocupante no Brasil. Para além da estabilização dos casos entre homens e usuários de drogas injetáveis, verificamos a ampliação dos casos entre adolescentes, adultos com mais de 50 anos e mulheres.
Em relação aos adolescentes com idade entre 13 e 19 anos, o estudo diz que houve aumento no número de contaminações, especialmente entre as meninas. A partir de 1998, a relação é de 1,5 caso entre elas para um caso entre meninos. A razão de sexo inversa à registradas entre os adultos.
Uma das queixas dos adolescentes, trazidas pela imprensa depois da publicação do Boletim, é que as escolas só informam sobre doenças sexualmente transmissíveis e Aids quando eles já entraram no ensino médio. Para eles, a informação teria que chegar já no ensino fundamental, pois sua vida sexual tem começado cada vez mais cedo.
Estamos às vésperas do Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro. É importante aproveitar essa data para refletirmos sobre como criar mecanismos que supram essa necessidade dos adolescentes. A informação deve ser trabalhada nas escolas com uma antecedência maior, já que é lá onde eles se sentem mais a vontade para discutir assuntos como esses, do que no meio familiar. Para isso, as políticas públicas devem ser aperfeiçoadas, com base no diagnóstico do Boletim e na experiência dos próprios adolescentes. Caso contrário, continuaremos assistindo ao crescimento daqueles números.
Gleides Sodré é diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e secretária Nacional da Criança e do Adolescente da Força Sindical