Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Marcha da Cidadania pelo desengessamento do PAC
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
Artigos
A Força Sindical está sempre presente nas decisões do Poder Público que definem o futuro do trabalhador. No próximo dia 22 de outubro, não será diferente. De São Paulo sairá a Marcha da Cidadania com destino a Brasília, onde grande número de lideranças sindicais exigirá o cumprimento do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – do governo Lula, especialmente no tocante a emprego e combate à informalidade no setor da Construção Civil.
Responsável por 16% do PIB- Produto Interno Bruto – do Brasil, o setor da Construção será um dos segmentos mais ativados pelo PAC, na medida em que o programa visa a melhoria da infra-estrutura do nosso País, através da construção de estradas, obras de saneamento básico e edificação de moradias populares.
Precisamos estar vigilantes. Afinal, dos mais de 3 milhões de trabalhadores da construção, apenas a metade tem carteira assinada.
Devemos exigir, também, que a verba, de cerca de R$ 500 bilhões determinadas ao PAC pelo governo, seja aplicada sem desvios, burocracias e o mais rápido possível. Afinal, o grau de investimento dos poderes públicos em saneamento vem sendo da ordem de 1,5% ao ano e, se continuar desse jeito, em 2063 ainda teremos 20% da população brasileira sem água e esgoto.
Se aplicado de acordo com seus objetivos de origem, o PAC promoverá a redução do déficit habitacional do País, que hoje é de 7,9 milhões de unidades.
Com a força da nossa Força, certamente conseguiremos, em Brasília, resultados positivos para o setor e, principalmente, para o trabalhador da Construção.
Antônio de Sousa Ramalho – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo e vice-Presidente da Executiva Nacional da Força Sindical