Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Rápido Panorama da Juventude Negra no Brasil
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
Artigos
Massacre! Extermínio! Falta de oportunidade! São algumas expressões que permeiam o cotidiano da juventude negra brasileira. O Mapa da Violência no Brasil, divulgado recentemente, denuncia o crescente extermínio da juventude pobre e negra do Brasil. A escassez de políticas públicas voltadas para as juventudes é o principal fator dessa grave situação. Segundo dados do Ministério da Saúde 53,3% dos mortos por homicídios em 2010 eram jovens, dos quais 76,6% negros (pretos e pardos) e 91,3% do sexo masculino. Neste mesmo ano, enquanto a taxa de homicídio da população negra foi de 36 por 100 mil habitantes, a dos jovens negros foi de 72 por 100 mil.
Para reivindicar a transformação deste sistema opressor e a criação de iniciativas que promovam e garantam o direito à vida da juventude negra no Brasil, foi realizada, no dia 22 de agosto, uma Marcha Nacional Contra o Genocídio do Povo Negro.
Sempre pensamos por caminhos alternativos e em “cirandas” que conflitem com as estatísticas, queremos uma Juventude que tenha direito não só ao acesso às Universidades, mas que tenha o direito a concorrer em simetria aos melhores postos de Trabalho. Queremos uma Juventude Negra e Trabalhadora em todos os espaços e perspectivas. Jovens negros e negras que sejam operários, professores, juízes, gerentes, médicos.
Sabemos que o caminho para tal é árduo, não basta somente a aplicação do Plano Nacional da Juventude, recém-aprovado, e das políticas públicas implementadas, mas um esforço conjunto dos diversos atores sociais ( movimento social, poder publico e sociedade civil organizada), para que o extermínio da juventude negra e o cerceamento dos espaços de ascensão social sejam convertidos em Reparação, Oportunidade e Reconhecimento.
Por um Plano Nacional da Juventude que enxergue as demandas dos jovens negros e negras! Por um País em que a sociedade nos coloquem e nos oportunize como iguais !
Jovens Negros & Negras como protagonistas de seus caminhos! Vamos à luta para cobrar políticas eficazes e lutar contra os principais agentes do extermínio da juventude negra do nosso país.
Vitor Costa, negro, ativista étnico e secretário de Políticas Raciais e Relações Interétnicas do Sintepav BA e Força Sindical BA