Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
15 JUL 2024

Imagem do dia

[caption id="attachment_63290" align="aligncenter" width="700"]Centrais e ministro do Trabalho falam sobre igualdade salarial entre homens e mulheres Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] As Centrais celebram um ano da lei de igualdade - lei 14.611, importante instrumento de promoção de justiça social e cidadania, durante um encontro realizado, nesta segunda-feira (15), na sede do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O encontro contou com a participação do Ministério do Trabalho, Ministério das Mulheres e o movimento sindical representado pelas centrais sindicais. Pelo governo, participaram o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, a secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi e a secretária da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica (SENAEC), Rosane da Silva. [caption id="attachment_63330" align="aligncenter" width="700"]Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho Dirigentes sindicais Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] O encontro foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Conselhão) e foi dividido em dois momentos, um com a participação de representantes do setor empresarial. O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, defendeu mais oportunidades para as trabalhadoras, além da igualdade salarial que já representa um avanço e que precisa se “transformar em uma realidade”.

"Vamos debater ações para que a Lei da Igualdade seja cada vez uma realidade no mercado de trabalho e também como aumentar as oportunidades de trabalho para as mulheres".
O sindicalista destacou a realização, no próximo dia 27 de julho, da 2ª Conferência Nacional MetalMulheres, na sede da Força Sindical, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo. https://www.youtube.com/watch?v=Z976LVzcOU8 A secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, Maria Auxiliadora dos Santos ressalta que as centrais sindicais defendem que nas negociações coletivas todas as categorias coloquem na pauta a igualdade de oportunidades e a igualdade salarial. “As negociações coletivas das categorias precisam ter em suas pautas de reivindicações essa luta para diminuir cada vez mais a desigualdade entre homens e mulheres", afirma a sindicalista.

Relatórios

Os relatórios elaborados, em parceria, pelo Ministério do Trabalho e das Mulheres apresentam um levantamento fornecido pelas empresas com as diferenças salarias dentro do quadro de funcionários. É “Relatórios de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios” que serve de base para que o movimento sindical lutar para fazer valer a Lei da Igualdade. De acordo com a lei, empresas com 100 ou mais funcionários ficam obrigadas a divulgar a cada seis meses, em março e setembro, esses dados. Além de enviar os dados ao MTE, as empresas também devem publicar os relatórios em seus sites, nas redes sociais, ou fazendo por meio de canais que garantam a ampla divulgação para empregados, colaboradores e público em geral. Caso constatada a desigualdade salarial entre mulheres e homens, o MTE irá notificar a empresa, para que elabore, em 90 dias, um plano de ação com medidas a serem adotadas.

Governo

No encontro, o ministro Luiz Marinho citou os desafios enfrentados para garantir não apenas a igualdade salarial, mas também a igualdade de acesso às oportunidades.
“Temos que aprofundar esse debate cada vez mais. Quando falamos do desafio da igualdade salarial, suponho também a falta de igualdade no acesso às oportunidades”. Ele citou, como exemplo de desafio a falta de creches. “A ausência de creches para as famílias já é uma restrição à igualdade”, disse.
A secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, destacou a participação das mulheres na sociedade e reforçou a importância da igualdade de acesso às oportunidades.
”Uma coisa que acho importante é que as mulheres não precisam só participar de pautas que dizem respeito às mulheres. Temos que participar de tudo(…) e quero lembrar que se não fosse a maioria das mulheres, talvez o presidente Lula não tivesse assumido aquela cadeira”, disse citando que há dados que mostram que as mulheres foram fundamentais nas eleições."

A lei da igualdade

A lei estabelece diretrizes para que homens e mulheres tenham equiparação salarial no país. Ainda hoje, elas ganham cerca de 22% menos que homens nas mesmas funções, estão, em sua maioria, nas profissões com maior dificuldade de ascensão profissional, além de carregarem as reponsabilidades com os cuidados da casa e com filho, idosos, pessoas com deficiências, ou seja, exercem a chamada dupla jornada. Dados do Dieese mostram que, no mercado de trabalho, as mulheres ocupam apenas 45,8% dos cargos de Liderança. Considerando o recorte racial, mulheres negras representam apenas 9,5% destes cargos. A remuneração média das mulheres nesses cargos é 25% inferior à remuneração dos homens. Além disso, ao se analisar o recorte racial, verifica-se que a remuneração média das mulheres negras (pretas e pardas) é, em média, 38% inferior a remuneração do bancário branco do sexo masculino. Leia também: Setor de Serviços fica estável em maio, diz IBGE

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Congressos Estaduais - 2022

No Congresso da Força Paraná, Requião assume compromisso com os trabalhadores por emprego renda e desenvolvimento

segunda-feira, 21 de março de 2022

Congressos Estaduais - 2022

No Congresso da Força Paraná, Requião assume compromisso com os trabalhadores por emprego renda e desenvolvimento

Evento reuniu Sindicatos filiados de todo o Paraná e elegeu Sérgio Butka como presidente da nova diretoria da Central no estado
Congresso Força PR
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS NO FLICKR DA CENTRAL
O pré-candidato ao governo do estado do Paraná, Roberto Requião, assinou, nesta quinta-feira (17), durante o 9º Congresso da Força Sindical do Paraná, um termo se comprometendo  com a pauta da classe trabalhadora. A carta aberta da Força Paraná aponta caminhos para  a geração de empregos, renda e desenvolvimento da indústria no estado.  “O termo é uma formalidade. Meus governos anteriores foram marcados por uma atuação em favor dos trabalhadores e de um Paraná soberano”, disse o pré-candidato. 
 
“Requião sempre foi um grande parceiro dos trabalhadores. Criou o salário mínimo regional, reivindicação antiga das Centrais, e sempre nos estendeu a mão para ajudar a resolver os impasses provenientes de duras negociações salariais e em defesa do emprego. Nossa carta aponta caminhos para o Paraná gerar emprego e renda. E sabemos que podemos contar com o Requião para ajudar a implementar esses caminhos no estado”, disse o presidente da Força Sérgio Butka. 
 
O Congresso da Força Paraná aconteceu em Matinhos, e reuniu Sindicatos de todo o estado filiados à Central Sindical e tem o objetivo de debater e definir as estratégias de atuação da Força Paraná pelos próximos quatro anos. Nos debates, os sindicalistas foram unânimes que a luta deve se concentrar na defesa dos direitos dos trabalhadores, na geração de empregos, na recuperação da renda e no fortalecimento da indústria As eleições desse ano também foram assunto do Congresso, com as lideranças sindicais falando da necessidade de se eleger mais representantes dos trabalhadores e um governo popular que  reveja as reformas trabalhista e previdenciária que precarizaram direitos e prejudicam a população de se aposentar. 
 
PARTICIPAÇÃO DE AUTORIDADES E DIVERSAS LIDERANÇAS SINDICAIS
O evento contou com a participação presencial do presidente nacional da Central, Miguel Torres; do presidente da Força Sindical de Santa Catarina, Osvaldo Mafra; do deputado estadual Mauricio Requião; do prefeito de Matinhos, Zé da Ecler e o presidente da Câmara Municipal de Matinhos, Mario Braga Neto. 
 
Além disso, diversas outras lideranças saudaram, via online, o Congresso da Força PR, entre eles, o secretário-geral da Força Nacional, João Carlos Gonçalves (Juruna); o presidente da Força Sindical do Rio Grande do Sul, Cláudio Janta; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (GO), Carlos Albino; o representante da UAW, Rafael Guerra; e o assessor sindical de Bruxelas, John Fernandes. 
 
BUTKA ELEITO PRESIDENTE DA CENTRAL 
Além de definir a atuação da Central pelos próximos quatro anos também foi eleita a nova diretoria da Central no estado. Sérgio Butka foi eleito  presidente da Força Paraná com a reponsabilidade de guiar os trabalhos da Central junto com a nova diretoria. 
 
CONFIRA TODA  A NOVA DIRETORIA ELEITA: 
Sergio Butka (Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba) – Presidente 
 
Anderson Teixeira (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e RMC) – Vice-presidente
 
Jamil Davila (Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba) Secretário Geral
 
Rubens José Stelmak (Sindicato dos Trabalhadores de Bebidas e Alimentação de Curitiba) – Secretaria de Finanças
 
José Ricardo Leite (Federação dos Texteis do Paraná) – Secretaria de Relações Sindicais
 
Neuralice Cesar Maina (Sindicato das Secretárias de Curitiba) – Secretaria de Políticas para Mulheres e Gênero
 
Nelson Silva de Souza (Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba) – Secretaria de Organização de Política Sindical
 
Ariosvaldo Rocha (Sindicato dos Comerciários de Curitiba) – Diretor Estadual
 
Susana Beatriz G. Arrua (Sindicato dos Gráficos do Paraná) – Diretora Estadual
 
Madalena Maria G. da Silva (Sindicato dos Metalúrgicos de Pato Branco) – Diretora Estadual
 
Valdir de Souza (Sindicato dos Metalúrgicos de Londrina) – Conselho Fiscal Efetivo
 
Paulo Cesar Vieira (Sindicato dos Trabalhadores das Bebidas de Ponta Grossa) – Conselho Fiscal Efetivo
 
João Batista de Oliveira (Sindicato dos Comerciários de Curitiba) – Conselho Fiscal Efetivo
 
Romério Moreira da Silva (Sindicato dos Texteis de Curitiba) – Conselho Fiscal Suplente
 
Vanessa Correia da Silva (Sindicato dos Trabalhadores de Bebidas e Alimentação de Curitiba) – Conselho Fiscal Suplente
 
Vanusa Pereira Coelho (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e RMC) – Conselho Fiscal Suplente
Fonte: Força Sindical PR

Últimas de Congressos Estaduais - 2022

Todas de Congressos Estaduais - 2022
DIESAT celebra 44 anos de fundação nesta quarta (14)
Força 14 AGO 2024

DIESAT celebra 44 anos de fundação nesta quarta (14)

Tabela salarial dos frentistas do RJ é distribuída nos postos
Força 14 AGO 2024

Tabela salarial dos frentistas do RJ é distribuída nos postos

CNTM debate valorização das negociações coletivas com participação Uallace Lima, secretário do MDCI
Força 14 AGO 2024

CNTM debate valorização das negociações coletivas com participação Uallace Lima, secretário do MDCI

Igualdade de Gênero é tema de Roda de Conversa na Fequimfar
Força 14 AGO 2024

Igualdade de Gênero é tema de Roda de Conversa na Fequimfar

Vídeos 14 AGO 2024

Fake News é ameaça constante à democracia

Sindnapi: Circuito de Pesca em homenagem a João Inocentini
Força 13 AGO 2024

Sindnapi: Circuito de Pesca em homenagem a João Inocentini

Entidades sindicais fazem ato no sábado (14) pela Revisão da Vida Toda
Força 13 AGO 2024

Entidades sindicais fazem ato no sábado (14) pela Revisão da Vida Toda

Reforma Tributária em destaque no retorno das atividades do Congresso
Força 13 AGO 2024

Reforma Tributária em destaque no retorno das atividades do Congresso

Por um debate além da isenção da contribuição previdenciária e do FGTS
Artigos 12 AGO 2024

Por um debate além da isenção da contribuição previdenciária e do FGTS

Agentes da Saúde SP se mobilizam por reajuste salarial
Força 12 AGO 2024

Agentes da Saúde SP se mobilizam por reajuste salarial

O movimento sindical de base e o seu poder
Artigos 12 AGO 2024

O movimento sindical de base e o seu poder

Cresce sindicalização na base metalúrgica de Guarulhos
Força 12 AGO 2024

Cresce sindicalização na base metalúrgica de Guarulhos

TST elege nova direção, nesta segunda (12), para o biênio 2024-2026
Imprensa 12 AGO 2024

TST elege nova direção, nesta segunda (12), para o biênio 2024-2026

Vídeos 12 AGO 2024

Revisão da Vida Toda JÁ

Wilson Simonal canta: Tributo a Martin Luther King
Força 9 AGO 2024

Wilson Simonal canta: Tributo a Martin Luther King

Metalúrgicos de Osasco: Minidocumentário dá voz as vítimas da Multitener
Força 9 AGO 2024

Metalúrgicos de Osasco: Minidocumentário dá voz as vítimas da Multitener

Metalúrgicos de SP e Mogi elegem Chapa 1 – “A Luta faz a Lei”, liderada por Miguel Torres
Força 9 AGO 2024

Metalúrgicos de SP e Mogi elegem Chapa 1 – “A Luta faz a Lei”, liderada por Miguel Torres

Curso de capacitação do SINPOSPETRO-RJ promove a integração com a categoria
Força 9 AGO 2024

Curso de capacitação do SINPOSPETRO-RJ promove a integração com a categoria

Definida manifestação na Z/L em prol das “Calçadas Seguras”
Força 8 AGO 2024

Definida manifestação na Z/L em prol das “Calçadas Seguras”

Ponto de vista sindical
Artigos 8 AGO 2024

Ponto de vista sindical

Conselho Curador define distribuição de lucros do FGTS, nesta quinta
Imprensa 8 AGO 2024

Conselho Curador define distribuição de lucros do FGTS, nesta quinta

MTE resgata dois trabalhadores domésticos no Vale do Sinos no RS
Imprensa 7 AGO 2024

MTE resgata dois trabalhadores domésticos no Vale do Sinos no RS

18 anos da Lei Maria da Penha – Avanços e Desafios
Artigos 7 AGO 2024

18 anos da Lei Maria da Penha – Avanços e Desafios

Vice-presidente da Força fala sobre crescimento da indústria no Faixa Livre
Força 7 AGO 2024

Vice-presidente da Força fala sobre crescimento da indústria no Faixa Livre

O sindicalismo e a arena digital
Artigos 7 AGO 2024

O sindicalismo e a arena digital

Sindicalismo de olho nas pautas trabalhistas do Congresso para o 2º semestre
Imprensa 7 AGO 2024

Sindicalismo de olho nas pautas trabalhistas do Congresso para o 2º semestre

Salários dos frentistas; tabela está disponível no site para a categoria
Força 7 AGO 2024

Salários dos frentistas; tabela está disponível no site para a categoria

STF reconhece vínculo de entregador de aplicativo com empresa
Imprensa 7 AGO 2024

STF reconhece vínculo de entregador de aplicativo com empresa

Dieese aponta: Cesta básica cai em 17 capitais
Imprensa 7 AGO 2024

Dieese aponta: Cesta básica cai em 17 capitais

Sindicato negocia e trabalhadores da CPFL Piratininga aprovam Acordo Coletivo
Força 6 AGO 2024

Sindicato negocia e trabalhadores da CPFL Piratininga aprovam Acordo Coletivo

Aguarde! Carregando mais artigos...