Evento reuniu Sindicatos filiados de todo o Paraná e elegeu Sérgio Butka como presidente da nova diretoria da Central no estado 
 
 
      
        
	O pré-candidato ao governo do estado do Paraná, Roberto Requião, assinou, nesta quinta-feira (17), durante o 9º Congresso da Força Sindical do Paraná, um termo se comprometendo  com a pauta da classe trabalhadora. A carta aberta da Força Paraná aponta caminhos para  a geração de empregos, renda e desenvolvimento da indústria no estado.  “O termo é uma formalidade. Meus governos anteriores foram marcados por uma atuação em favor dos trabalhadores e de um Paraná soberano”, disse o pré-candidato. 
	 
	“Requião sempre foi um grande parceiro dos trabalhadores. Criou o salário mínimo regional, reivindicação antiga das Centrais, e sempre nos estendeu a mão para ajudar a resolver os impasses provenientes de duras negociações salariais e em defesa do emprego. Nossa carta aponta caminhos para o Paraná gerar emprego e renda. E sabemos que podemos contar com o Requião para ajudar a implementar esses caminhos no estado”, disse o presidente da Força Sérgio Butka. 
	 
	O Congresso da Força Paraná aconteceu em Matinhos, e reuniu Sindicatos de todo o estado filiados à Central Sindical e tem o objetivo de debater e definir as estratégias de atuação da Força Paraná pelos próximos quatro anos. Nos debates, os sindicalistas foram unânimes que a luta deve se concentrar na defesa dos direitos dos trabalhadores, na geração de empregos, na recuperação da renda e no fortalecimento da indústria As eleições desse ano também foram assunto do Congresso, com as lideranças sindicais falando da necessidade de se eleger mais representantes dos trabalhadores e um governo popular que  reveja as reformas trabalhista e previdenciária que precarizaram direitos e prejudicam a população de se aposentar. 
	 
	PARTICIPAÇÃO DE AUTORIDADES E DIVERSAS LIDERANÇAS SINDICAIS
	O evento contou com a participação presencial do presidente nacional da Central, Miguel Torres; do presidente da Força Sindical de Santa Catarina, Osvaldo Mafra; do deputado estadual Mauricio Requião; do prefeito de Matinhos, Zé da Ecler e o presidente da Câmara Municipal de Matinhos, Mario Braga Neto. 
	 
	Além disso, diversas outras lideranças saudaram, via online, o Congresso da Força PR, entre eles, o secretário-geral da Força Nacional, João Carlos Gonçalves (Juruna); o presidente da Força Sindical do Rio Grande do Sul, Cláudio Janta; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (GO), Carlos Albino; o representante da UAW, Rafael Guerra; e o assessor sindical de Bruxelas, John Fernandes. 
	 
	BUTKA ELEITO PRESIDENTE DA CENTRAL 
	Além de definir a atuação da Central pelos próximos quatro anos também foi eleita a nova diretoria da Central no estado. Sérgio Butka foi eleito  presidente da Força Paraná com a reponsabilidade de guiar os trabalhos da Central junto com a nova diretoria. 
	 
	CONFIRA TODA  A NOVA DIRETORIA ELEITA: 
	Sergio Butka (Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba) – Presidente 
	 
	Anderson Teixeira (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e RMC) – Vice-presidente
	 
	Jamil Davila (Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba) Secretário Geral
	 
	Rubens José Stelmak (Sindicato dos Trabalhadores de Bebidas e Alimentação de Curitiba) – Secretaria de Finanças
	 
	José Ricardo Leite (Federação dos Texteis do Paraná) – Secretaria de Relações Sindicais
	 
	Neuralice Cesar Maina (Sindicato das Secretárias de Curitiba) – Secretaria de Políticas para Mulheres e Gênero
	 
	Nelson Silva de Souza (Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba) – Secretaria de Organização de Política Sindical
	 
	Ariosvaldo Rocha (Sindicato dos Comerciários de Curitiba) – Diretor Estadual
	 
	Susana Beatriz G. Arrua (Sindicato dos Gráficos do Paraná) – Diretora Estadual
	 
	Madalena Maria G. da Silva (Sindicato dos Metalúrgicos de Pato Branco) – Diretora Estadual
	 
	Valdir de Souza (Sindicato dos Metalúrgicos de Londrina) – Conselho Fiscal Efetivo
	 
	Paulo Cesar Vieira (Sindicato dos Trabalhadores das Bebidas de Ponta Grossa) – Conselho Fiscal Efetivo
	 
	João Batista de Oliveira (Sindicato dos Comerciários de Curitiba) – Conselho Fiscal Efetivo
	 
	Romério Moreira da Silva (Sindicato dos Texteis de Curitiba) – Conselho Fiscal Suplente
	 
	Vanessa Correia da Silva (Sindicato dos Trabalhadores de Bebidas e Alimentação de Curitiba) – Conselho Fiscal Suplente
	 
	Vanusa Pereira Coelho (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e RMC) – Conselho Fiscal Suplente