Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Força
30ª FENADOCE: Sindnapi participa de debate sobre Envelhecimento Ativo e Saudável
segunda-feira, 29 de julho de 2024
Força
Sindnapi participa de debate onde Eunice Luz falará sobre a participação do Sindicato no sobre o encontro na Colômbia durante a 30ª FENADOCE

Eunice Luz falará sobre o encontro na Colômbia durante o evento
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi participa da Audiência Pública convocada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, durante a 30ª FENADOCE, para debater sobre Envelhecimento Ativo e Saudável.
De acordo com a diretora executiva do Sindnapi e responsável pela subsede gaúcha da entidade, Eunice Luz, a intenção é apresentar os resultados da 5ª Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento realizado no início de julho em Cartagena das Índias, Colômbia.
“Foi um evento extremamente importante, pois os representantes de países da América Latina e do Caribe, organizações regionais e internacionais, academia e sociedade civil reafirmaram o Consenso de Montevidéu sobre População e Desenvolvimento como um roteiro regional para alcançar um desenvolvimento mais inclusivo”, destaca Eunice.
Andrea Angerami Gato, diretora de Assuntos Internacionais do sindicato, também participa do debate. Para ela, o encontro na Colômbia foi produtivo pois conseguiu apresentar e aprovar uma resolução depois da realização de várias conferências anteriores.
“O documento reflete o progresso e as conquistas da região na implementação do Consenso de Montevidéu de 2018 a 2023. “Também se concentra nos principais desafios remanescentes na agenda de população e desenvolvimento, que contribuem para que a América Latina e o Caribe continuem sendo uma das regiões mais desiguais do mundo.”
Leia também: Brasil tem déficit de 3,5 mil fiscais do trabalho; Amazonas é o mais prejudicado





























