Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Brasília (DF): Dirigente da FEQUIMFAR, participa de reunião no MTE
sexta-feira, 1 de março de 2013
Força
Arquivo: Fequimfar
|
No dia 27 de fevereiro, em Brasília, uma comitiva do INSPIR (Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial) formada por Francisco Quintino da Silva (Força Sindical), Ramatis Jacino (CUT) e Wagner Souza (UGT) participou de reuniões com a finalidade de estabelecer contatos com representantes do Governo Federal nas pastas do Ministério do Trabalho e Emprego e da Secretaria Nacional de Juventude.
Na reunião com Sergio Sepúlveda, na Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foi solicitado pela comitiva do INSPIR a soma de esforços do governo, representantes dos trabalhadores e empregadores no sentido de retomar as reuniões da Comissão Tripartite de Igualdade de Oportunidades e Tratamento de Gênero e Raça no Trabalho, considerando a importância da continuidade das discussões e implementação de políticas publicas, fortalecimento das parcerias na construção da equidade no mercado de trabalho.
“Defendemos uma agenda de discussões no MTE, via Comissão Tripartite, e nos foi prometido agendamento de reunião tripartite para o final de março, num debate que deve ser permanente com ações efetivas ampliando conquistas aos segmentos envolvidos”, idealiza Francisco Quintino, INSPIR (FEQUIMFAR/Força Sindical).
No período da tarde aconteceu reunião com Fernanda de Carvalho Papa, Coordenadora Geral de Relações Institucionais da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da Republica, no Centro Cultural do Banco do Brasil, onde foi apresentado o projeto Juventude Viva, Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra, como tema urgente e agenda prioritária. De modo que foi destacado o interesse da Força Sindical, CUT e UGT, e que a partir daí poderá desencadear ações conjuntas de enfrentamento das situações de vulnerabilidade fomentando trajetórias de inclusão e autonomia.
“Desse primeiro contato surgiu proposta para que a Secretaria Nacional da Juventude visite individualmente as centrais sindicais para apresentação do Juventude Viva, antes do lançamento oficial em São Paulo, previsto para segunda quinzena de Abril. Creio que as reuniões com as centrais produzirão bons frutos, e estaremos juntos”, antevê Francisco Quintino, INSPIR (FEQUIMFAR/Força Sindical).