Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Campo Grande(MS): Comerciários fazem protesto em Aquidauana
terça-feira, 5 de março de 2013
Força
Comerciários de Aquidauana e Anastácio fizeram ontem (4) à tarde na área central (de Aquidauana , a partir das 14h30, em protesto a comerciantes que estão dificultando o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2013/14.
O movimento de protesto, organizado pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Aquidauana, Anastácio e Região, tem o apoio e participação da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul e da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul – Fetracom/MS.
“Estava tudo acertado para selarmos o acordo que avançava um pouco com os direitos aos empregados no comércio de Aquidauana, Anastácio e Região. Daí apareceram uma meia dúzia de maus comerciantes que “melaram” o acordo. Esses comerciantes visam “escravizar” os empregados, ocupando cada vez mais o seu tempo de trabalho e pagando cada vez menos. E isso não podemos permitir, pois é injusto”, comentou Idelmar da Mota Lima, presidente da Força Sindical MS e presidente da Fetracom/MS, que estará em Aquidauana para liderar o movimento de protesto.
Esses maus empresários, segundo Idelmar, querem acabar com a folga nos últimosferiados em que os comerciários são contemplados no ano: Natal, Ano Novo, Dia do Trabalhador, Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 out.).
Querem retroceder também nos direitos conquistados pelos trabalhadores e que já consta na convenção , que é o pagamento de 130% sobre a hora extra trabalhada. Os maus empresários de Aquidauna e Anastácio querem reduzir para 100%.
Na negociação do piso salarial, o Sindicato dos Comerciários de Aquidauana, Anastácio e Região, pede reajuste para R$ 730,00, valor esse que também encontra resistência junto a esses mesmos “gananciosos comerciantes” que querem ganhar sozinhos, sem reconhecer e retribuir a força do trabalho do comerciário.
É por essas e outras injustiças que a classe patronal – influenciada por uma minoria – quer impor ao trabalho dos comerciários, que o SEC Aquidauana, Anastácio e Região e as entidades de apoio (Força Sindical e FETRACOM/MS) recorrem a esse instrumento de protesto público pelo bem da verdade e da preservação dos direitos do sagrado trabalho dos comerciários.
A passeata com carros de som será a partir das 14h30. A concentração e saída será da sede do sindicato da categoria, situado na Rua Assis Ribeiro, próximo ao Estádio Noroeste. De lá, os manifestantes vão seguir pelas principais vias públicas comerciais de Aquidauna. Integrantes da Força Sindical regional e nacional estarão presentes à manifestação pública.
Assessoria