Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Catalão (GO): SIMECAT registra alta nas homologações
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Força
O SIMECAT (Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Catalão) realizou 1.103 homologações, em 2008. A agente homologadora do SIMECAT, Aline Aparecida Pires, afirmou que fez 1.083 homologações somente das empresas John Deere, Mitsubishi, Weldmatic e RCM. "Os ex-funcionários contam que as empresas culpam a crise pelas demissões", declarou Aline.
A partir do mês de setembro, houve aumento significativo de homologações realizadas pelo SIMECAT em 2008. "Em setembro, a Mitsubishi demitiu 140 funcionários. Em outubro, 30, em novembro 70 e em dezembro 183, totalizando 423 demissões", completou.
"No mesmo período, a RCM dispensou 22 funcionários, a Weldmatic 275, a John Deere 26 e a CMC um total de dez trabalhadores", disse Aline.
Além das dispensas em massa, em outubro o SIMECAT registrou três pedidos de demissão. "Os trabalhadores quiseram sair da empresa porque não agüentavam mais trabalhar a noite", mencionou Aline.
De acordo com a agente homologadora, a empresa que menos demitiu em 2008 foi a John Deere, cujas homologações chegam a no máximo cinco por mês.
Até o dia 20 de janeiro, o departamento de homologações do SIMECAT não havia registrado nenhuma demissão, entretanto, Aline Aparecida Pires, adiantou que nos dias 21 e 22 de janeiro já estavam agendadas seis homologações de ex-funcionários da Weldmatic e seis da Mitsubichi, respectivamente.
"Não posso adiantar uma média de quantas homologações serão realizadas em 2009 pelo SIMECAT, mas sei que o Carlos (Albino, presidente do SIMECAT) irá intervir caso haja anúncio de novas demissões", lembrou Aline.