Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Centrais mobilizadas pela redução da taxa de juros no RS
sexta-feira, 18 de julho de 2008
Força
Os trabalhadores estarão concentrados a partir das 9h 30min, no Viaduto da Conceição, e farão caminhada até a sede do Banco Central em Porto Alegre, na Av. Alberto Bins.
O movimento sindical está cansado da disposição do Comitê de Política Monetária do Banco Central – Copom – em punir o setor produtivo e abençoar o especulativo. Os trabalhadores condenam enfaticamente esta política restritiva do Banco Central que coloca uma trava no desenvolvimento, freia o consumo, a produção e a geração de novos postos de trabalho.
Brasil tem a maior taxa de juros do planeta
O Brasil retomou o posto de país com a maior taxa real de juros do mundo. Em julho de 2007, havia perdido esse título para a Turquia. Com os juros brasileiros nas alturas, os investidores internacionais ficam ainda mais tentados a aplicarem em ativos no mercado brasileiro. O Banco Central na tentativa de conter a alta recente da inflação despreza as necessidades de continuidade do crescimento econômico.
O bom momento da economia brasileira com retomada da produção, queda da taxa de desemprego, recuperação da renda e aumento do consumo será fortemente afetado pela permanência da alta da taxa de juros. A politíca monetária atual aposta em mais desemprego e pobreza, agravando os impactos perversos sobre nossa população. É premiar o mercado financeiro em prejuízo dos que produzem e trabalham no nosso Brasil.